Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Estrada Velha do Picadão em Francisco Beltrão virou local de descarte de lixo.

Francisco Beltrão

Geral

por redação

Publicidade

A destinação correta para lixo, entulho e coisas inservíveis é uma discussão antiga e necessária, ainda mais quando por mais que campanhas explicativas e de conscientização são realizadas, nenhum resultado prático é obtido. Em tempos de risco de dengue achar normal jogar lixo em terrenos baldios ou as margens de estradas é no mínimo ter “espírito de porco”, se é que o pobre animal tenha espírito.

Na teoria, a esmagadora maioria das pessoas sabe que cada coisa deve ser colocada em seu devido lugar. O lixo orgânico deve ser destinado ao lixo orgânico e os recicláveis colocados para os recicladores. Mas, na prática, a história é outra. Que o diga quem trafega pela Estrada Velha do Picadão que liga a região do Aeroporto com a PR 483, em Francisco Beltrão.

Neste trajeto de pouco mais de 2 km é possível observar muito lixo jogado. Pneus, colchões, sacos de lixo doméstico, garrafas, vidros, entulho de construção, embalagens diversas, restos de móveis e uma infinidade de coisas que poderiam ser colocadas em seu local de descarte correto, mas não. Estão jogadas na beira deste trecho da estrada que antigamente permitia a ligação com Ampére e região.

O local já é bastante conhecido para esta prática de simplesmente dispensar os entulhos, sendo que em outras ocasiões até animais mortos foram descartados no local.

Publicidade
Publicidade

O mau cheiro e as montanhas de lixo não são o único inconveniente. Com a época chuvosa, isto acaba sendo levado para as partes mais baixas, onde consequentemente acaba sendo arrastado para rios e nascentes.

Aparentemente, a única forma válida de conscientização é a multa. Já que as pessoas não respeitam as leis e a natureza e continuam incorrendo no erro de jogar lixo a beira da estrada. Talvez a única maneira de parar com isso é fazer doer no bolso.      

Publicidade