Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Especialista em segurança pública explica o que é o crime contra o respeito aos mortos

O vilipêndio de cadáveres é considerado crime previsto no artigo 212 do Código Penal Brasileiro

JustiçaSegurança

por Marcelo Marcos

silveira
Publicidade

Em tempos de tragédia, com acontecimentos como os narrados na semana passada, em que quatro crianças foram assassinadas após um criminoso invadir uma creche em Blumenau, infelizmente por vezes o terror é espalhado pelas redes sociais com boatos, áudios falsos e imagens desnecessárias, sensíveis.

O cidadão deve saber que pode incorrer muitas vezes em crime, como é o caso do vilipêndio. No Paraná, recentemente funcionários terceirizados em um cemitério municipal, em Araucária, gravaram um vídeo durante a exumação de um corpo e gerou repercussão e trouxe à tona novamente o tema do desrespeito aos mortos. O vilipêndio de cadáveres é considerado crime contra o respeito aos mortos, previsto no artigo 212 do Código Penal Brasileiro. O ato de vilipendiar cadáveres ou suas cinzas, pode ser punido entre um a três anos de reclusão e pagamento de multa. Lei nº 2.848 de 07 de dezembro de 1940.

A reportagem do Portal RBJ buscou informações junto ao ex-policial militar, advogado especialista em Segurança Pública, mestreando em Ciências Criminais PUC/RS, Alisson Silveira da Luz,  pra explicar melhor esse tipo de crime desconhecido por muitos e você confere os detalhes no player:

Publicidade