Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de abril de 2024
Rádios

Especialista aponta previsão de chuvas abaixo da média no Paraná até o final do ano

Luiz Renato Lazinski lembra que a estiagem que assola o Estado já se estende há dois anos e a situação não deve melhorar

Clima

por Guilherme Zimermann

200430 – palmas – captacao rio caldeiras (2)
Estação de Captação no Rio Caldeiras em Palmas (Foto: Arquivo/RBJ)
Publicidade

Na última sexta-feira (07), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), a Secretaria de Estado da Agricultura e União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia (Unicafes) promoveram um seminário via Internet, para apresentação de previsões climáticas para o Estado.

O palestrante do evento online foi o agrometeorologista Luiz Renato Lazinski. Durante sua explanação, ele apresentou prognósticos não muito animadores, principalmente para o setor agrícola do Paraná. Ele lembrou que, a estiagem que o Estado enfrenta já se estende há dois anos e para a sequência de 2021, as chuvas devem permanecer abaixo das médias. Ouça no player abaixo:

Luiz Renato Lazinski afirmou que a região Sul do Brasil, ainda segue sob os efeitos do fenômeno La Niña, que consiste em uma alteração das temperaturas médias do Oceano Pacífico e que modifica uma série de outros fenômenos, como a distribuição de calor, concentração de chuvas e formação de secas. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

Sobre as temperaturas, Lazinski pontuou que as ondas de frio chegaram mais cedo na região neste ano, citando registros meteorológicos aferidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia no município de General Carneiro. Ouça no player abaixo:

 

Publicidade
Publicidade

Voltando a falar sobre as projeções de chuva, para maio Lazinski aponta tendência de chuvas ainda abaixo da média, melhorando um pouco em junho, e voltando a reduzir as previsões a partir de julho. Ouça no player abaixo:

 

Durante o seminário, Lazinski foi questionado pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club sobre as projeções climáticas específicas para a região de Palmas. Segundo ele, a previsão é de ondas de frio intensas, alertando os produtores para a possibilidade de geadas tardias no mês de setembro. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

Ainda no evento, o diretor técnico do IDR, Rubens Niederheitman, falou sobre a possibilidade de o Paraná decretar estado de emergência por conta da estiagem. Segundo ele, vários fatores devem ser analisados, para que o governo tome tal medida e neste momento a possibilidade ainda não é considerada. Ouça no player abaixo:

Publicidade