Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Escassez de informações de órgãos públicos dificulta ação dos Observatórios Sociais

PALMAS

Geral

por redação

Publicidade

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelos Observatórios Sociais é a restrição na disponibilização de informações por parte do Poder Público. A situação foi um dos assuntos debatidos entre representantes de 14 estados brasileiros que participaram do 4º Encontro Nacional de Observatórios Sociais, em Curitina. Na oportunidade representantes de 80 Observatórios, trocaram experiências sobre procedimentos na condução das atividades de controle social nas localidades onde estão instituídos.

Representante do OBS de Palmas no evento, Cida Debas, ressaltou durante entrevista ao programa Dinâmica 1050  da Rádio Club AM, de que apesar de existir uma lei da transperência estas não são amplamente disponibilizadas pelos órgãos públicos.” O cidadão tem dificuldade em ter acesso as essas informações”, disse ela.

Salientou, entretanto, que o objetivo do organismo social não é fundamentalmente praticar uma caça às bruxas, mas servir de instrumento pedagógico da sociedade para a prática da fiscalização, gestão e o destino do dinheiro público.Em relação a Palmas, conforme informou, o Observatório tem realizado trabalho efetivo de fiscalização e acompanhamento de licitações que são procedidas pela prefeitura, especialmente na área de saúde. “Acompanhamentos as licitações, bem como a entrega dos produtos adequridos pelo município. Estamos trabalhando efetivamente no que diz respeito ao acompanhamento com as aquisições da área de saúde”, disse ela.

Conforme Cida, durante o encontro na sede da FIEP – Federação das Indústrias do Paraná  na capital paranense, foi possível apreender e compartilhar boas práticas de prevenção a corrupção, tanto no espaço público quando no ambiente privado.

Publicidade
Publicidade

 

VOLUNTÁRIOS E COLABORADORES

Por sua vez, a presidente do OBS, Cerenita Oliveira, destacou que a entidade recentemente completou um ano em Palmas está tendo um respaldo muito grande e que  apesar das dificuldades o OBS conseguindo desenvolver um bom trabalho, já sendo percebido pela sociedade palmense. Lembrou que o organismo depende de voluntários e colaboradores, tanto para a realização dos trabalhos, quando para a manutenção da estrutura necessária para o desempenho das tarefas.

O Observatório Social de Palmas, hoje está instalado em uma das salas da Associação Comercial e Empresarial de Palmas e todos os cidadãos interessados em participar do trabalho podem se dirigir ao local e manifestar o interesse, desde que não sejam filiados a partidos ou ocupem cargos políticos.

Publicidade
Publicidade

CONFIRA A ENTREVISTA


Publicidade