Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
07 de maio de 2024
Rádios

Entidades formam governança para implantação do Plano de Desenvolvimento Regional Integrado

Sudoeste

Geral

por redação

Publicidade

Cinco entidades de atuação regional estiveram reunidas na tarde desta sexta-feira (14), na sede da AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) para formar a primeira instância de uma governança que irá implantar o Plano de Desenvolvimento Regional Integrado do Sudoeste do Paraná (PDRI), uma ação que mapeará potencialidades econômicas e produtivas.

Participaram da reunião desta sexta representantes da AMSOP, Agência Regional de Desenvolvimento, FIEP, SEBRAE e CACISPAR. De acordo com o diretor da Agência Regional, o objetivo inicial desta governança é definir ações prioritárias para o início dos trabalhos. “O comitê tem o papel de dar andamento as atividades do plano. A principal preocupação deste comitê no momento é de mobilizar entidades e órgãos da região para compor a governança regional, cerca de 60 organizações para compor a governança”, explicou Celio.

Na reunião ficou definido que, uma vez concluído o trabalho de articulação, um evento regional para de instalação da governança será realizado. Na ocasião todas as entidades serão apresentadas e os papéis de atuação definidos. “A previsão inicial para realização do evento para 13 de março”, disse Celio.

Termo de Cooperação

Publicidade
Publicidade

Além da implantação do Plano de Desenvolvimento, o comitê articulador está trabalhando para confeccionar um termo cooperação envolvendo a Fundação Itaipu Binacional, a FIEP, SEBRAE PR, além da AMSOP, Agência de Desenvolvimento e a CACISPAR. “O termo define a realização de estudos das cadeias produtivas do sudoeste do Paraná, realizado pela equipe técnica da FIEP e da Fundação Itaipu.

O estudo servirá para trazer um raio-x da econômica regional, identificação e hierarquização de cadeias, para se saber quais são as cadeias promissoras para a economia regional. O termo compreende ainda a elaboração dos planos de ações para as cadeias identificadas”, concluiu Celio.  

Publicidade