Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de abril de 2024
Rádios

Entidades da agricultura familiar farão levantamento de prejuízos causados pela estiagem em Chopinzinho

Claf e Sindicato dos Trabalhadores pretendem cadastrar produtores de leite para saber dificuldades do setor.

Agricultura

por Evandro Artuzzi

21475b27-7b0e-4195-abe6-aa29d89de6da
Luci Baraldi, presidente da Claf Chopinzinho. Foto: Arquivo Extra FM/RBJ
Publicidade

Após reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural de Chopinzinho, realizada na quarta-feira (2), entidades da agricultura familiar resolveram realizar um cadastramento para saber quais são os impactos da estiagem na produção de leite do município. A iniciativa envolve a Claf (Cooperativa de Leite de Agricultura Familiar) e o Sintraf (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar).

Em entrevista à Extra FM, a presidente da Claf, Luci Baraldi, comentou a iniciativa. Segundo ela, o objetivo é buscar, de alguma forma, minimizar os impactos negativos da estiagem, que reduziu as áreas de pastagens e impediu muitos produtores de leite de fazer a silagem. “Em janeiro nossos produtores não conseguiram fazer por que tivemos um excesso de chuvas e agora na safrinha, as lavouras de milho foram comprometidas com a estiagem”, disse.

Luci afirma que as entidades estão preocupadas em manter os produtores na atividade, por isso, será feito cadastramento nos dias 7, 8 e 9 (segunda, terça e quarta-feira) para tomar conhecimento da situação de cada um. “Queremos saber quem está sofrendo com a falta de pastagens e quem está com falta de silagem para alimentar o rebanho leiteiro, dessa forma poderemos buscar o apoio junto ao governo municipal e instituições financeiras, as quais podem oferecer crédito especial para os produtores. Já conversamos com o gerente de uma delas, mas precisamos ter dados concretos da situação para ir adiante”, revelou.

Outra idéia das entidades é envolver os produtores entre si para resolver o problema. Segundo Luci, muitos produtores de milho tiveram as lavouras comprometidas e não será benéfico fazer a colheita. Esses deverão ser procurados para uma negociação dessas lavouras, as quais poderão ser utilizadas pelos produtores de leite para alimentar o rebanho. Ouça no player abaixo, a entrevista completa.

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade