Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão da Concatedral

Religião

por redação

Publicidade

[Grupo RBJ de Comunicação] Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão da Concatedral — 3
3
É uma Festa que deve ser devidamente preparada pelas crianças e pelos seus pais, “primeiros educadores da Fé”. A Primeira Comunhão tem um significado muito especial: uma criança já batizada é acolhida à mesa onde o Pai reúne todos os seus filhos. Se numa família “estar à mesa” é sinal de intimidade e comunhão, então numa «família cristã» (na Igreja), participar da Eucaristia é estar em Comunhão com Cristo e com os que pertencem a Cristo. E esta será a primeira vez na vida das crianças.

Na Concatederal Nossa Senhora da Glória, na quinta-feira, 24, aconteceu reunião de formação e reflexão com os pais das crianças da Primeira Comunhão. A assessora foi Débora Regina Pupo (Coordenadora Diocesana de Catequese). Débora destacou as atitudes diante da fé que recebemos no Batismo: o compromisso dos pais com o Batismo do filho; compromisso como transmissores da fé; a responsabilidade dos pais com a Eucaristia, ajudando os filhos a serem habitação do amor.

[Grupo RBJ de Comunicação] Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão da Concatedral — 1
1
Débora utilizou como apoio a Exortação Apostólica do Papa Francisco – Amoris Laetitia – sobre o amor na família, resultado dos dois Sínodos da Família (2014/2015). Reforçou a importância da educação dos filhos na fé: AL 287 – A educação dos filhos deve ser marcada por um percurso de transmissão da fé, por isso a família deve continuar a ser o lugar onde se ensina a perceber as razões e a beleza da fé, a rezar e a servir o próximo. Qual a importância que dou para a educação religiosa dos meus filhos? Que nossa resposta não seja apenas: “Eles vão para a catequese e a catequista os ensina”… a missão da catequista é ajudar, a ser como um “suplente”. Pois os pais são os educadores por excelência.

Citando ainda a Amoris Laetitia 289, Débora Regina, disse que o exercício de transmitir aos filhos a fé, no sentido de facilitar a sua expressão e crescimento, permite que a família se torne evangelizadora e, espontaneamente, comece a transmiti-la a todos os que se aproximam dela e mesmo fora do próprio ambiente familiar. AL 290 – A família constitui-se como protagonista da ação pastoral através do anúncio explícito do Evangelho e da herança de múltiplas formas de testemunho. Que as famílias sejam simultaneamente Igrejas Domésticas e fermento evangelizador na sociedade.

Publicidade