Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

Empresas do APL de Alumínio do Sudoeste comemoram reconhecimento estadual

Santo Antonio do Sudoeste

Geral

por redação

Publicidade

O Arranjo Produtivo Local (APL) de Utensílios Domésticos e Produtos de Alumínio do Sudoeste do Paraná recebeu,  em dezembro, o reconhecimento da Rede APL Paraná. O fato se deve a organização do sudoeste do Estado realizar ações com governança ativa, liderança e cooperação.  O APL de Alumínio do Sudoeste, como é mais conhecido, é formado por 40 empresas em diversas cidades da região. No total, o grupo gera 1.200 empregos diretos.

A Rede APL Paraná é formada por instituições do Governo estadual, Sistema FIEP, Sebrae/PR, BRDE, Banco do Brasil, Bradesco, IBQP e Curitiba S.A e tem como objetivo proporcionar maior articulação entre os diversos atores que realizam ações nos APL.  Ademar Pastre, coordenador do APL Alumínio do Sudoeste, explica que há tempo a entidade buscava o reconhecimento em nível estadual.

“É muito importante conquistar esse reconhecimento, pois estamos aumentando nossa representatividade e passamos a integrar uma rede estadual o que abre oportunidades para o  APL daqui e, por conseqüência, fortalecerá as empresas do setor”, conta Pastre.

O consultor do Sebrae/PR, Gilcindo de Castro Correa Neto, ressalta que a organização do setor é um dos motivos pelo qual o grupo recebeu reconhecimento estadual e agora vai trabalhar para buscar o mesmo estatus em nível nacional.

Publicidade
Publicidade

“Foi um passo importante mas, não podemos parar. Vamos trabalhar para ganhar o reconhecimento pelo Observatório Nacional de APL, o que abrirá portas para integrar programas federais e ganhar representatividade para pleitear políticas públicas voltadas ao setor”, aponta Gilcindo.

2014

O coordenador do APL, Ademar Pastre, adianta que depois do reconhecimento na Rede APL Paraná, a entidade vai focar ações para preparar as empresas para  atender as exigências das normas técnicas previstas nas Portarias 398 e 419 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que estabelecem requisitos na fabricação de panelas e utensílios metálicos.

“Através do APL,  empresas, em conjunto com as entidades como o Sebrae e o Senai, já estão atuando neste sentido. Vamos concentrar ações para atender esse normativa e ganhar em competitividade”, completa Pastre.

Publicidade