Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
13 de maio de 2024
Rádios

Ecossistema de inovação reforça intercâmbio com incubadoras do exterior

Geral

por Evandro Artuzzi

unnamed
Integrantes de incubadoras de dez países estiveram reunidos no PTI, em Foz do Iguaçu. Foto de divulgação
Publicidade

Representantes do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia, El Salvador, Costa Rica e México participaram do 1º Encontro Ibero-americano de Incubadoras e Redes, realizado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, entre 2 e 4 de julho. A região Sudoeste do Estado contou com representantes das incubadoras de Pato Branco e Francisco Beltrão e das secretarias municipais relacionadas aos municípios.

Coordenado pela Rede Ibero Americana de Incubadoras (Retei), com apoio da Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras de Empreendimentos Inovadores (Reinova/PR), Sebrae/PR e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o evento teve oficinas, palestras, a elaboração de planejamento estratégico conjunto e encaminhamento de parcerias.

O ecossistema de inovação do sudoeste do Paraná contou com integrantes nas discussões. Elizandro Ferreira, consultor da Regional Sul do Sebrae/PR e gestor dos projetos de Inovação, Startups e Educação Empreendedora, acredita que o evento será um divisor de águas para as incubadoras sudoestinas, com as quais o Sebrae/PR tem parcerias.

“Até então, nenhuma incubadora fazia parte da rede ibero-americana, que conta com 20 incubadoras de México, Costa Rica, El Salvador, Peru, Colômbia, Chile, Paraguai e Argentina. Com o termo de cooperação entre a ReinovaPR e a Retei, os horizontes se ampliam significativamente”, pontua Elizandro.

Publicidade
Publicidade

[Grupo RBJ de Comunicação] Ecossistema de inovação reforça intercâmbio com incubadoras do exterior — Integrantes de incubadoras de dez países estiveram reunidos no PTI, em Foz do Iguaçu. Foto de divulgação
Integrantes de incubadoras de dez países estiveram reunidos no PTI, em Foz do Iguaçu. Foto de divulgação

Na avaliação do consultor, o acordo possibilitará o acesso a novos mercados e trocas de experiências tanto dos gestores de incubadoras como dos próprios incubados.

“O avanço vem ao encontro dos objetivos de internacionalização das startups incubadas atualmente atendidas pelo projeto do Sebrae/PR pois, com a rede, será possível desenvolver ações diretas nesse sentido”, completa Elizandro Ferreira.

Também participaram do encontro ibero-americano os representantes da Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB) e da Incubadora de Empreendimentos Inovadores e Tecnológicos (Findex), de Francisco Beltrão.

Publicidade
Publicidade

Géri Natalino Dutra, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, destaca a oportunidade de ter contato com incubadoras do exterior.

“Pudemos entender os problemas e sucessos de cada incubadora. A aproximação vai facilitar o intercâmbio e até mesmo abrir mercados. No evento, planejamos um conjunto de ações para a rede ibero-americana, já pensando no futuro”, detalha Géri. O secretário conta que também estão ocorrendo contatos individualizados, com trocas de materiais de incubadoras do Chile, Argentina, Paraguai, Colômbia, Peru e El Salvador.

Inácio Rodrigues Pereira, secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Francisco Beltrão, considera positivo o evento, que proporcionou destaque à incubadora do município, Findex.

“Nossa incubadora foi referência, por ser a única participante do encontro em processo de certificação do Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos). Um dos encaminhamentos finais foi de usar especialmente o Cerne como referência para modelo de boas práticas. E a Findex está servindo com inspiração para as demais”, comemora Inácio.

Publicidade