Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Ecoponto já recolheu toneladas de carcaças de pneus

Meio Ambiente

por Ivan Cezar Fochzato

1561489650
Publicidade

Aproximadamente 150 toneladas de pneus usados foram recolhidos por organismos do governo municipal de Palmas, sul do Paraná, ao longo de um ano e meio. A medida visa dar destino ambientalmente correto para as carcaças, seguindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Conforme o engenheiro ambiental, Thiago Demzuk, após diversas reuniões entre Vigilância Sanitária, Procuradoria, borracheiros e prestadores de serviço, além de um ecoponto,  foi instituída sistemática de coleta dos materiais.

A Vigilância Sanitária faz o controle do volume recolhido e quando há material suficiente é encaminhado para unidade de  processamento indicada pelo fabricante. As carcaças são transformadas em solas de  sapatos, tapete veicular e combustível. Os consumidores podem encaminhar seus pneus  até uma borracharia de preferência e esta fará o descarte correto junto ao ponto central de coleta.

A medida visa também impedir criatórios de insetos, principalmente o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, por exemplo. O descumprimento das medidas poderá ocasionar notificação e multa. Conforme o  agente da Vigilância Sanitária, Daniel Antunes da Rocha, já houve multas em Palmas que chegaram a R$ 1.500, ou seja, além de ajudar o meio ambiente você evitará de ter prejuízo no seu próprio bolso”, explicou.

Publicidade
Publicidade

 

 

Publicidade