Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

E as flores? Conheça um pouco da profissão do florista  

Além do bom senso estético em flores e em decoração, o florista deve dominar as características biológicas das espécies

Geral

por Marcelo Marcos

shopping_das_flores_-_credito_fabiano_de_bruim_0
O Instituto Brasileiro de Floricultura estima crescimento de 7% do setor este ano. A Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que vai até 24 de setembro, em Holambra, São Paulo.
Publicidade

O que seria do pedido de namoro sem o tradicional buquê de rosas vermelhas ou da comemoração ao Dia das Mães sem as espécies preferidas dela? As cerimônias de casamento certamente não seriam as mesmas sem os enfeites florais. Até mesmo a triste de despedida de um ente querido ficaria incompleta se não fossem as flores. Os buquês e arranjos fazem parte de nossa vida, transmitem os nossos sentimentos, homenageiam aqueles que amamos, deixam os ambientes mais encantadores e tornam os momentos ainda mais especiais e inesquecíveis. Essas verdadeiras obras de arte são confeccionadas pelos floristas.

Dia 2 de setembro é momento de homenagear aqueles que nos ajudam a prestar homenagem em diferentes ocasiões. O florista também é conhecido como designer ou artista floral. Especialistas no assunto, eles não somente elaboram os enfeites, arranjos e ramalhetes para presentes e decoração. Também atuam como consultores para ajudar as pessoas a encontrarem a peça de acordo com a ocasião.

CONFIRA MAIS DETALHES NO PLAYER:

Publicidade
Publicidade

“Sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem oferece flores”. Este provérbio chinês ilustra bem a profissão de florista. A habilidade manual é uma das mais importantes para esses profissionais. Eles também precisam ser criativos e detalhistas. Afinal, devem saber combinar as espécies e cores entre si e com outros objetos e dispor tudo harmoniosamente.

Além do bom senso estético em flores e em decoração, o florista deve dominar as características biológicas das espécies e conhecer bem os materiais para complementar as peças sem prejudicar as plantas. Boa comunicação é um grande diferencial, porque interagir com clientes e fornecedores é uma de suas responsabilidades. A atuação no mercado é muito vasta e o especialista pode trabalhar por conta própria ou em floriculturas.

Fonte: Giuliana Flores

Publicidade