Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Dom Edgar avalia trabalhos realizados na Diocese em 2016

Religião

por redação

Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Dom Edgar avalia trabalhos realizados na Diocese em 2016 — Dom Edgar / Foto: Francione Pruch
Dom Edgar / Foto: Francione Pruch

Dom Edgar Xavier Erlt, completa cinco meses à frente da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão. Neste curto tempo, ele percorreu a maioria das paróquias na região e manteve um diálogo mais próximo com as pessoas. Durante entrevista para as emissoras da Rede Bom Jesus de comunicação (Onda Sul FM, Difusora América e Rádio Club), Dom Edgar abordou alguns pontos de sua gestão.

Uma mudança radical, dessa forma descreve o desafio assumido quando se tornou bispo, “o trabalho como padre ele tinha uma natureza, finalidade. Como bispo ele muda muito, a mudança foi radical, descrevendo numa palavra forte”. Por outro lado destacou que está satisfeito, “me sinto muito feliz pelo trabalho feito. Com muita simplicidade digo as pessoas por onde passo, que também o meu trabalho como bispo é um aprendizado”.

Comandar uma entidade, na qual envolve mais de 40 paróquias e inúmeros fiéis. Pressão de todos os lados, mas que deve ser encarado com calma e respeito, “ser prudente naquilo que ouve, diz, sem fazer juízo. Procuro acima de tudo escutar. Disse para os padres no início que o fundamental na missão é o diálogo”, ressalta Dom Edgar.

Recentemente anunciou a proibição da venda e comercialização de bebidas alcoólicas em eventos promovidos pela igreja, medida que entra em vigor a partir de 2018. A decisão foi adotada oficialmente nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, na Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão. Na oportunidade aconteceu a última reunião do Clero da Diocese.

Publicidade
Publicidade

O Decreto foi proposto pelo Bispo Dom José Antonio Peruzzo, o qual ressalta a conscientização da não comercialização de bebidas alcoólicas nas festas das comunidades paroquiais. “Esse decreto já era conhecido na diocese, talvez havia uma expectativa de que o novo bispo ignoraria. Uma vez que o decreto foi estudado, refletido pelos padres e o bispo, então nós teríamos que dar continuidade. As reações são naturais, fazem parte de toda novidade”.

Com a data escolhida para vigorar o decreto, o ano de 2017 será de conscientização e educação em todos os eventos realizados pela igreja na região.

 

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade