Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
06 de maio de 2024
Rádios

Dois cursos do Sudoeste atingem conceito máximo no Enade

Educação e Cultura

por Guilherme Zimermann

Enade_sudoeste
Publicidade

Dos 55 cursos de graduação do Sudoeste do Paraná que prestaram o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em 2017, dois (3,6%) atingiram o conceito mais alto da avaliação, que é aplicada a concluintes do ensino superior. Em todo o país, a média de cursos no conceito 5 é de 5,9%.

Levando em consideração o desempenho dos estudantes nas provas, os cursos são classificados seguindo uma escala de 1 a 5. O conceito 3 reúne a maior parte dos cursos, aqueles que tiveram um desempenho menor que a maioria recebem conceitos 1 ou 2. Já os que tiveram desempenho superior à maioria, recebem 4 ou 5.

Numa escala de 1 a 5, a maior parte dos cursos da região (24 ou 43,6%) obtiveram conceito 3. Outros 18 (32,7%) tiveram conceito 4. Além desses, 9 (16,3%) tiveram desempenho 2 e duas graduações (3,6%) ficaram com conceito 1.

No Sudoeste, os melhores avaliados foram as licenciaturas em Letras – Português e Espanhol, ofertada pelo Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e em Ciência da Computação, ofertada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Francisco Beltrão.

Publicidade
Publicidade

Já as avaliações mais baixas foram conferidas aos cursos de licenciatura em Artes Visuais ofertados pelo Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e pela Faculdade de Ampére (Famper).

Clique na imagem abaixo para abrir a tabela interativa e conferir o desempenho dos cursos que prestaram o Enade 2017 no Sudoeste do Paraná.

[Grupo RBJ de Comunicação] Dois cursos do Sudoeste atingem conceito máximo no Enade

Publicidade