Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
08 de maio de 2024
Rádios

Diretório da Comunicação será apresentado nesta quinta-feira na Assembleia

Assembleia da CNBB

Geral

por redação

Publicidade

 

 

As atividades no segundo dia da 51ª Assembleia Geral da CNBB, que acontece em Aparecida (SP), iniciaram às 07h30 com a celebração na Basílica de Nossa Senhora Aparecida,  presidida Núncio Apostólico da Santa Sé no Brasil, Dom Giovanni DAniello (foto).

Nesta quinta-feira (11) os bispos discutem três temas importantes. O primeiro deles, a situação das paróquias católicas, que está contemplado no Tema Central, tem por objetivo oferecer respostas aos novos tempos e seus desafios como a virtualidade, o urbanismo crescente, as migrações e a realidade de se rediscutir as relações. “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia” pode contribuir, portanto, para a superação da compreensão da paróquia como estrutura fixa, imutável para se chegar ao entendimento da paróquia como uma realidade dinâmica, uma rede de comunidades.

Publicidade
Publicidade

 O segundo assunto do dia será a apresentação, por parte da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos, de uma nova tradução para o Missal Romano. Cada trecho do Missal analisado pelos membros da Comissão foi mandado para os bispos de todo o Brasil, para que fizessem emendas. Após a aprovação das emendas o texto agora está na Assembleia para aprovação. Se aprovado, o texto será enviado para Roma para que seja reconhecido pela Santa Sé.

O terceiro tema, a ser apresentado no período da tarde de hoje, será o diretório de Comunicação, que segundo Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, que também participou do processo de elaboração do Diretório pelo tamanho do país e pelo dinamismo que tem a comunicação no Brasil. “É muito importante e necessário que tenhamos um diretório de comunicação no Brasil para fomentar o entusiasmo e orientar.”

Da entrevista coletiva de hoje participarão  Dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus (AM), dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande (MS) e dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA).

Publicidade