Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
12 de maio de 2024
Rádios

Itaipu abre possibilidade de transformar projeto de calçamento em asfalto em municípios do Sudoeste

Projeto foi apresentado pelos prefeitos à Itaipu, pela primeira vez, em 2021

Política

por Marcelo Marcos

Convênio ITAIPU com o município de Santa Tereza de Itaipu. Foto: Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu
Publicidade

Todos os 42 municípios do sudoeste, através de seus prefeitos e vice-prefeitos, estiveram na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), na sexta-feira, 12/05, para um encontro com a diretoria da Itaipu Binacional e as deputadas Luciana Rafagnin e Gleisi Hoffmann. O diretor-geral da empresa, Enio Verri, não esteve presente por questões de agenda, mas, foi representado pelo diretor de coordenação da Itaipu, Carlos Carboni.

Conduzido pelo presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto, o encontro teve como pauta o projeto apresentado pelos prefeitos à Itaipu, pela primeira vez, em 2021, sobre a implantação de 4 quilômetros de calçamento em cada um dos 42 municípios da região, o que totalizaria 168 quilômetros e um investimento de aproximadamente R$ 50 milhões por parte da Itaipu. Em 2022, uma comitiva da Amsop esteve pela segunda vez na usina, mas, as tratativas não tiveram continuidade em razão de normas da Itaipu, que, na ocasião, só permitiam investimentos em municípios da região oeste.

“A partir desse ano, com a mudança na diretoria da Itaipu, nós retomamos as conversas sobre este projeto, por intermédio das deputadas Luciana e Gleisi. É um projeto muito significativo e que, certamente, irá melhorar, sobremaneira, a qualidade de vida dos nossos sudoestinos”, pontuou o presidente da Amsop, Anderson Barreto.

No encontro, o diretor de coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, deixou aberta a possibilidade aos prefeitos de transformar o projeto de calçamento em asfalto, conforme critérios de viabilidade estabelecidos pela empresa. E, também, apresentou os demais programas da usina voltados para os municípios na área de infraestrutura e desenvolvimento urbano e rural.

Publicidade
Publicidade

“Nós temos novas diretrizes, um novo projeto para o País, então, a Itaipu pode colaborar com soluções para o desenvolvimento da região, aportar recursos e ajudar na infraestrutura, sempre com visão social e ambiental”, explicou Carboni.

A deputada estadual Luciana Rafagnin, disse esperar que “com essa parceria, entre municípios do sudoeste e Itaipu, possamos garantir mais desenvolvimento e qualidade de vida à população do sudoeste”.

“A Itaipu vai começar a cumprir um papel importante no desenvolvimento do Paraná daqui pra frente. É uma empresa grande, uma empresa forte e agora terminamos de pagar a dívida da construção da Itaipu. Então, isso dá condições para a empresa aumentar o seu investimento em mais municípios”, destacou a deputada federal Gleisi Hoffmann.

AMSOP 

Publicidade