Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
09 de maio de 2024
Rádios

Diocese e Famipar concluem curso de Educação Política e Fé

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

Publicidade

Por Luiz Carlos Bittencourt

 

     Encerrou no sábado, 4 de setembro, no Instituto Sapientia de Filosofia (Francisco Beltrão), o Curso de Educação Política e Fé, promovido pela Diocese de Palmas-Francisco Beltrão em parceria com a Faculdade Missioneira do Paraná (FAMIPAR), de Cascavel. As aulas iniciaram em novembro de 2009, tendo 10 etapas.

No último dia de aula, pela manhã, o Pe. Deoclézio Wiginéski (Pároco da Paróquia Santo Antonio – Dois Vizinhos) abordou o tema “Doutrina Social da Igreja”. Na parte da tarde, o prefeito de Realeza e presidente da AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), Eduardo Gaievski falou sobre a “Carta do Sudoeste”. Um documento que apresenta reivindicações elaboradas pela Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), com o apoio da Acamsop 13 e 14 (Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná), pautada em discussões realizadas com representantes do Sudoeste paranaense.

Publicidade
Publicidade

      Na sequência aconteceu a cerimônia de entrega dos certificados aos alunos concluintes do curso. Teve a presença do Pe. Ademir Antonio Mazali (Diretor da Famipar), Pe. Geremias Steinmetz (Coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese) e Pe. Roberto Baroni (Pároco da Paróquia de Santa Izabel dOeste).

      O Curso de Educação, Política e Fé teve como objetivo geral contribuir para a formação de lideranças das várias áreas de atuação no tecido social, a partir de uma leitura da conjuntura social, política e econômica, da Sagrada Escritura e da doutrina social da Igreja, que permita um diálogo responsável e comprometido, visando a construção de uma sociedade fraterna, justa e solidária.

      O Prefeito Eduardo Gaievski destacou a importância do Curso de Formação, Política e Fé: “Foi de extrema importância. Porque os alunos vão ajudar na transformação da sociedade. A visão de fé transforma em esperança e em realizações importantes de conscientização para que possamos ter políticos melhores. Se as pessoas de bem se calarem com certeza o mal vai triunfar. Parabenizo a diocese por esta iniciativa”.

      Para o Pe. Ademir, esta foi uma oportunidade de lideranças da comunidade participar da reflexão sobre a questão política: “Refletiram a realidade social a partir dos ensinamentos da Igreja, da ética, da política com os princípios cristãos. O diferencial está na oportunidade de estudar, de olhar o mundo com os olhos de Deus, com a perspectiva de esperança e de compromisso. Vamos continuar essa parceria”.

Publicidade
Publicidade

       Salientou o Pe. Geremias que os alunos tiveram um importante progresso em relação aos conceitos políticos e fé: “A reflexão do início do curso e a reflexão feita hoje, pelas mesma turma, se percebe o diferencial. Esperamos dar continuidade a esta parceria com a Famipar para no Curso de Educação Política e Fé”.

       O vereador Paulo Cezar Packer, presidente da Câmara de Santa Izabel dOeste, disse que foi um fator positivo sua participação no curso: “Percebemos a diversidade da turma com lideranças atuantes na comunidade. Esta aprendizagem vai somar para que possamos levar este conhecimento sobre o papel da Igreja, dos movimentos sociais. O nosso compromisso é contribuir para melhorar a comunidade onde vivemos”.

Publicidade