Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Dia dos salvadores de vidas, dia do doador de sangue

Saúde

por redação

Publicidade

Um gesto simples, mas que pode salvar vidas. Muitas pessoas já escutaram essa frase em campanhas publicitárias, entrevistas ou nas rodas de conversa. Ela é muito utilizada nas campanhas de doação de sangue, ato que está em destaque hoje (25) quando celebramos o Dia Nacional do Doador de Sangue.
Doadora há mais de 10 anos, Cristiele Scalissavari recomenda que as pessoas pratiquem este ato de solidariedade, “é uma forma de ajudar. Você não gasta nada por isso e pode ajudar várias pessoas, recomendo”.

[Grupo RBJ de Comunicação] Dia dos salvadores de vidas, dia do doador de sangue — Cristiele é doadora de sangue há 10 anos / Foto: Francion Pruch
Cristiele é doadora de sangue há 10 anos / Foto: Francion Pruch

De segunda a sexta-feira, o Hemonúcleo de Francisco Beltrão recebe inúmeros doadores, o que representa 600 doações por mês. A unidade atende 27 municípios do sudoeste e colabora com o município de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina.

Segundo o Diretor Geral do Hemonucleo, Jair Acco uma doação pode salvar até quatro vidas, “uma pessoa doando, a bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. É um gesto simples, nobre e ajudar restaurar famílias”.

O ato de ser doador é fundamental para o sistema de saúde, principalmente nessa época do ano, quando acontece as festividades natalinas e passagem de ano, “precisamos aumentar a coleta, pois os níveis de estoque da rede Hemepar não estão bons e entraremos no mês de dezembro, mês em que as coletas diminuem automaticamente. Infelizmente nesse período precisamos mais de sangue por causa do aumento de acidentes nas rodovias do Paraná”.

Publicidade
Publicidade

Para funcionar com tranquilidade o Hemonúcleo precisa coletar em média 40 doações dia. Realidade ainda distante, mas a equipe contínua fazendo seu trabalho de conscientização e importância de ser doador.

 

Requisitos para ser doador

– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade;
– Pesar no mínimo 50kg;
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
– Estar alimentado, sendo que a ingestão de alimentos gordurosos deve ser evitada nas 4 horas que antecedem a doação;
– Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social);

Publicidade
Publicidade

 

Você pode ser impedido de doar sangue se:

– Tiver idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos;
– Tiver peso inferior a 50 kg;
– Estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação;
– Estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação;
– Estiver com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação;
– Estiver com febre no dia da doação;
– Estiver grávida;
– Estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses;

 

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade