Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Devido à estiagem e temperaturas altas, trabalho para combater a dengue é intensificado

Saúde

por Francione Pruch

Publicidade

Temperaturas altas, falta de chuva, o clima é propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão está intensificando os trabalhos para combater o mosquito.

O último levantamento do Lira (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) ficou em 0,7%. Os números são baixos, mas a preocupação é alta.

Para a coordenadora do setor, Tania Lise é importante todos continuarem com os trabalhos de combate, “como está tendo essas temperaturas, a gente se preocupa que aumente o nosso índice do Lira, sendo que o próximo será realizado apenas em outubro. Por isso intensificamos os trabalhos de orientação e fiscalização na cidade”.

Nos últimos dias a preocupação maior tem sido com as piscinas, “ as pessoas que tem piscina em casa, hoje mesmo recebemos três reclamações e todas tinham larvas. Então pedimos para que tratem, cuidem bem das piscinas porque ultimamente é o que mais está gerando problemas com focos”, comenta Tania.

Publicidade
Publicidade

Segundo dados da Secretaria de Saúde, de janeiro até setembro foram notificados 169 casos de dengue, com 152 já descartados e apenas um confirmado. Em relação a zíka vírus, são 4 casos notificados e 3 descartados. Sobre a chikungunya, são 4 notificações e todas descartadas.

Desde 2012 está em vigor em Francisco Beltrão, a Lei Municipal 3.974, a qual estabelece medidas de prevenção e de controle da transmissão de doenças e da atenção primária à saúde. Quem descumprir a lei está previsto aplicação de multa, que variam de R$ 480,00 a R$ 1.140,00.

Publicidade