Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
08 de maio de 2024
Rádios

Detectada superbactéria no Hospital Regional do Sudoeste

Saúde

por Everton Leite

Publicidade

[Grupo RBJ de Comunicação] Detectada superbactéria no Hospital Regional do Sudoeste — eduardo cioatto
eduardo cioatto
Uma superbactéria foi detectada em uma paciente que está internada na UTI do Hospital Universitário em Cascavel, enviada pelo Hospital São Lucas que recebeu do Hospital Regional do Sudoeste de Francisco Beltrão. Conforme os exames de urina da paciente apontaram a infecção da superbactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase). A paciente está internada há 27 dias.

Preocupados com o risco de haver mais pessoas infectadas, ouvintes da Rádio Onda Sul Fm, entraram em contato com a reportagem do “Onda News”, buscando mais informações sobre a situação do Hospital Regional do Sudoeste. O diretor, Eduardo Cioatto prontamente atendeu e tranquilizou a população beltronense de que o risco existe, mas está sob controle.

Outra denúncia foi em relação a uma funcionária da UTI do Hospital Regional do Sudoeste afastada por infecção, que segundo a denúncia recebida havia sido contraída no hospital. Eduardo respondeu que a funcionária realmente foi afastada, mas devido a um problema adquirido antes de começar a trabalhar no hospital. Ele disse também que ela faz parte da equipe de limpeza, e não da enfermagem, portanto não tem o trato direto com os pacientes.

Superbactéria KCP
A superbactéria é conhecida por ser resistente a muitos antibióticos. A contaminação é causada pelo contato com o paciente infectado. A KPC pode causar pneumonia e infecções generalizadas, que podem levar à morte.

Publicidade
Publicidade

Crianças, idosos, pessoas debilitadas, com  imunidade baixa ou que fazem longos tratamentos de saúde correm mais risco de contrair a bactéria.

Publicidade