Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Deputados avaliam realização do I Encontro de Líderes

Geral

por redação

Publicidade

Durante a realização do I Encontro de Líderes/Palmas Desenvolvida no último sábado (11), os deputados federais presentes – Aliel Machado (PC do B), Fernando Giacobo (PR), Leandre Dal Ponte (PV), Valdir Rossoni (PSDB) e o estadual, Nereu Moura (PMDB), manifestaram-se sobre o evento e sobre as temáticas discutidas na manhã de trabalho.

[Grupo RBJ de Comunicação] Deputados avaliam realização do I Encontro de Líderes — IMG_8614
IMG_8614
O deputado Aliel Machado destacou a elaboração da Carta de Palmas, salientando que certas reivindicações são de alçada estadual, outras de ordem federal e responsabilidades também do município. Ressaltou o papel do parlamentar, ao fazer a ponte entre município e União, para que as demandas possam chegar até Brasília e, na medida do possível, serem atendidas. “Eu não tenho interesse algum em criar demandas que não vou poder cumprir, enganar as pessoas, nem vender sonhos. Eu quero trazer realidade, dentro do que me é permitido como deputado.”, enfatizou.

 

Publicidade
Publicidade

[Grupo RBJ de Comunicação] Deputados avaliam realização do I Encontro de Líderes — DSC_0056
DSC_0056

O 2º vice-presidente da Câmara Federal, deputado Fernando Giacobo (PR), destacou a importância do Encontro, que, na sua opinião, atendeu o seu intuito, iniciando um debate entre comunidade, lideranças municipais e parlamentares. No entanto, salientou que cada uma das partes assuma as suas responsabilidades. Reiterou ainda a necessidade de se olhar para frente e esquecer rusgas e rixas do passado.

 

Publicidade
Publicidade

[Grupo RBJ de Comunicação] Deputados avaliam realização do I Encontro de Líderes — DSC_0065
DSC_0065

Por sua vez, a deputada Leandre Dal Ponte (PV), reforçou o seu compromisso para com Palmas, independentemente de sua posição política. Reconheceu que todas as reivindicações constantes na Carta de Palmas são legítimas e retratam as principais carências da população palmense. Sobre os dados sociais e socioeconômicos apresentados, a parlamentar declarou não se surpreender, por conhecer a realidade enfrentada por milhares de palmenses. “A gente sabe da disparidade que existe entre o grande volume produtivo que Palmas e as grandes dificuldades que as famílias daqui enfrentam. Nós precisamos de gente para trabalhar em prol dessa causa, que realmente coloque a mão na massa”, apontou.

Conforme ela, dos dez pontos elencados na Carta de Palmas, a sua principal bandeira é a saúde. Dessa forma, sobre a viabilidade da construção de um hospital público regional, demonstrou preocupação, em virtude da burocracia envolta na questão, desde a realização de concurso público para a contratação de profissionais até a compra de equipamentos e remédios, dentre outros pontos. Na oportunidade, a parlamentar lançou a ideia de se fundar uma Santa Casa ou um hospital filantrópico, que, na sua visão, atenderia de melhor maneira as demandas da população do município.

Publicidade
Publicidade

 

[Grupo RBJ de Comunicação] Deputados avaliam realização do I Encontro de Líderes — IMG_8605
IMG_8605

De acordo com Valdir Rossoni (PSDB), o Encontro foi importante, pois, através das explanações feitas, os deputados foram colocados dentro da realidade de Palmas. Destacou a sua atuação, quando deputado estadual, em várias questões que envolveram o município. Ressaltou que a iniciativa, desde a criação do Movimento Palmas Desenvolvida até a realização do Encontro de Líderes, deveria ter sido tomada há muito tempo atrás. “Mais de 20 anos atrás, porque você vai avançando. Os projetos e reivindicações dependem de recursos, então é uma luta diária.”, apontou. Segundo ele, um dos pontos que deverá concentrar os seus trabalhos é a pavimentação da rodovia PR-912, entre Palmas e Coronel Domingos Soares.

Publicidade
Publicidade

 

[Grupo RBJ de Comunicação] Deputados avaliam realização do I Encontro de Líderes — IMG_8594
IMG_8594

Único parlamentar do Legislativo estadual presente, deputado Nereu Moura (PMDB), destacou a atuação do Movimento na busca da solução dos problemas do município e não apenas na cobrança de seus representantes. Demonstrou-se surpreso e lamentou que Palmas possua índices sociais e socioeconômicos tão baixos, salientando a importância da junção de forças entre Poderes municipais, estaduais e federais, para que essa quadro seja revertido.

Publicidade
Publicidade

 

Dos parlamentares que haviam confirmado presença, não vieram Requião Filho(PMDB) que enviou representante – e Osmar Serraglio (PMDB). O deputado Zeca Dirceu (PT) encaminhou correspondência justificando sua ausência. Outros deputados estaduais, Guto Silva (PSC); Paulo Litro (PSDB) e Bernardo Ribas Carli (PSDB) chegaram a estar no município e decidiram não adentrar ao recinto após se depararem com presença de um pequeno grupo de professores estaduais que se encontravam em frente ao Centro Cultural. Posteriormente comunicaram à Coordenação do Movimento que virão a Palmas discutir com o movimento as questões que foram tratadas no sábado com os demais parlamentares.

Publicidade