Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Deputado catarinense quer título de ‘Capital Nacional da Energia Eólica’ para Água Doce

Projeto de lei com essa finalidade foi apresentado na Câmara dos Deputados na última semana.

Política

por Guilherme Zimermann

eolicas
Publicidade

Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados pode dar ao município de Água Doce, no Meio-Oeste de Santa Catarina, o título de Capital Nacional da Energia Eólica.

O autor do projeto, deputado federal Jorge Goetten (PL), justifica a proposta a partir de um pedido da Câmara de Vereadores de Água Doce, que solicitou a apresentação do projeto conferindo ao município o título de Capital Nacional da Energia Eólica.

Atualmente com 109 aerogeradores, com capacidade de gerar 146,8 megawatts (MW), Água Doce abriga o maior complexo eólico de Santa Catarina, já sendo dono, inclusive, do título de Capital Catarinense da Energia Eólica. O deputado federal afirma em seu projeto que o município ainda dispõe de extensa área com potencial eólico, onde poderão ser instalados novos parques.

O projeto de lei foi protocolado na última semana e encontra-se na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, aguardando despacho da presidência. Ele deverá seguir para análise de comissões. Uma delas deve ser a de Minas e Energia e a outra, obrigatoriamente, como todos os projetos que passam pela Casa, a Comissão de Constituição e Justiça. Sendo aprovado pelas comissões, o projeto segue para votação em plenário.

Publicidade