Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
08 de maio de 2024
Rádios

Dedicação da Igreja Matriz da Paróquia São Roque, em Coronel vivida

         A Matriz da Paróquia São Roque foi inaugurada em 16 de agosto de 1967, e agora recebe uma grande reforma.

GeralReligião

por Luiz Carlos

1
Publicidade

A Igreja Matriz da Paróquia São Roque, de Coronel Vivida (PR), foi inaugurada em 16 de agosto de 1967. Era o sonho da comunidade reformá-la e que fez economias para tal.

O Conselho Administrativo e Econômico e o Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) amadureceram a ideia, que contou com o apoio do engenheiro civil, Euclides Luiz Weiss e do arquiteto, Welyton Deveras. Esboçaram três projetos e optou-se por um, devido ao arrojo arquitetônico.

No dia 28 de novembro de 2020, o projeto foi apresentado e aprovado na Assembleia Paroquial. Em 3 de dezembro de 2020, o Padre Judinei Vanzeto – pároco, e o tesoureiro, Ademir Ernesto Sordi, apresentaram ao Conselho Administrativo Diocesano, que aprovou mediante recomendação de Dom Edgar Ertl: “Aprovamos desde que seja realizada uma reforma litúrgica e estrutural”. 

Início das obras

Publicidade
Publicidade

As obras iniciaram em 3 de maio de 2021, em plena tensão da pandemia de Covid-19. Infelizmente, durante o primeiro mês de trabalho, o tesoureiro, Ademir, protagonista da documentação da obra, foi acometido pela Covid-19, vindo a falecer.

A reforma prosseguiu e os bancos antigos foram extraídos. Foi realizada a Campanha: “Doe um Banco Novo” e com isso, muitas pessoas doaram e levaram um banco antigo.

Após retirou-se o reboco das paredes internas e externas; bem como o piso e a estrutura da cobertura. O forro estava comprometido e dessa forma, fez-se uma nova estrutura em ferro e a cobertura com telha de metal.

Ao retirar os rebocos das paredes percebeu-se que não havia nenhuma coluna de sustentação e que as paredes são em tijolo maciço. Contudo, o projeto externo contava com três frondosas lajes em prol de um design moderno. Dessa forma, as paredes precisaram ser “rasgadas” para dar lugar a dezenove colunas de sustentação. Também se construiu doze pilares externos para sustentação das lajes.

Publicidade
Publicidade

Na laje externa, no entorno da Capela do Santíssimo, foram construídos quatro pilares em formato de Ypslon e forma de caminho lembrando São Roque Peregrino. Ainda nas paredes, três são as portas: duas laterais e uma para o corredor central da nave da igreja. As janelas ganharam vitrais na parte superior e inferior. A cruz original foi conservada. A torre foi restaurada, assim como a imagem de Nossa Senhora de Fátima; que após passou a ter lugar de destaque na frente da igreja. O alto da torre recebeu a imagem de São Roque.

A parede principal ganhou nova pintura, tendo no presbitério a arte sacra do Bom Pastor, conservando a ideia original. Junto ao Bom Pastor, sete ovelhas, sete aves, doze estrelas, árvore da Vida.

Ao lado direito do presbitério fica o Cenáculo de Pentecostes, conforme a inspiração de São Vicente Pallotti, e, ao lado esquerdo, anjos cantando. As demais paredes receberam a Via-Sacra, cenas da vida de São Roque, da Anunciação e da família de Nazaré.

A Capela do Santíssimo ganhou novo formato e o sacrário original foi restaurado. Todas as pinturas e vitrais foram concretizados pelo artista sacro, consagrado nacional e internacionalmente, Marcílio Soares. O presbitério e os móveis para o espaço celebrativo em mármore, o forro, a sonorização acústicas; bem como a iluminação interna e externa passaram por reforma.

Publicidade
Publicidade

A dedicação da reforma ocorreu no dia 18 de novembro de 2023, com Celebração Eucarística presidida por Dom Edgar Ertl, e uma dezena de padres e a comunidade.

Tempo para agradecer

Gratidão a Deus pelas inúmeras pessoas que fizeram parte desta obra. Nomear corre-se o risco de deixar pessoas de fora. Mas, entre elas, dom Edgar Xavier Ertl (Bispo Diocesano), os Padres Judinei Vanzeto, Lino Baggio e Jocemar Malinoski. E os casais do Conselho: Ivonei e Susana Marcolina (coordenadores), Leomar e Rosangela Pizzatto (vice), Juliano e Silvania Schiavini (tesoureiros), Terezinha Sordi (vice), Anderson e Salete Marcolina Gehlen (secretários) e Marildo e Salete Lima (vice). Gratidão póstuma a Ademir Sordi (in memoriam) pelos incalculáveis serviços prestados à Paróquia.

Padre Judinei Vanzeto, SAC – Jornalista e Pároco da Paróquia São Roque de Coronel Vivida-PR

Publicidade