Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
07 de maio de 2024
Rádios

Decanato de Francisco Beltrão promoveu encontro dos Ministros com o bispo diocesano

Ministros

Geral

por redação

Publicidade

 

A cada dois anos o bispo diocesano mantém contato direto com os Ministros Auxiliares de Comunidade (MACs), por decanatos. E neste domingo, 9 de junho, na Paróquia São José, foi a vez do Decanato de Francisco Beltrão composto por dez paróquias e uma reitoria. Teve a presença de aproximadamente 600 Ministros. O tema abordado por Dom José Antonio Peruzzo foi a Leitura Orante da Bíblia com interpretações de textos à luz do ministério dos ministros que se dedicam ao serviço à comunidade. Também houve o momento para perguntas gerais ao bispo, esclarecendo as questões da fé. O encontro encerrou com celebração da santa Missa, presidida pro Dom José e concelebrada por diversos padres.

No dia 16 de junho, Dom José estará se encontrando com os Ministros Auxiliares de Comunidade do Decanato de São João. No dia 30 de junho, a formação será com os MACs do Decanato de Realeza. No dia 14 de julho, a formação será com o Decanato de Pato Branco.

Publicidade
Publicidade

 

Definição:

O Ministro Auxiliar de Comunidade é um fiel leigo com carisma específico, chamado pela Igreja, para ser inserido na realidade temporal e nas responsabilidades familiares, prestar serviço voluntário e gratuito à comunidade eclesial, em unidade e sob a coordenação e animação do Pároco.

 

Publicidade
Publicidade

Missão

Ser educador da fé; despertar na comunidade eclesial a consciência de “fazer da Igreja a casa e a escola da comunhão” e da fraternidade; animar a vida litúrgico-eucarística ma comunidade eclesial; promover a prática da caridade, especialmente com os pobres e os doentes; contribuir para que a comunidade eclesial torne-se uma autêntica escola de oração.

 

Funções

Publicidade
Publicidade

Proclamar a Palavra de Deus nas celebrações; coordenar a celebração dominical; distribuir a Comunhão Eucarística aos fiéis devidamente preparados; participar ativamente das equipes de liturgia; levar a Comunhão Eucarística aos doentes e idosos, previamente preparados; acompanhar os velórios, juntamente com os agentes da Pastoral da Esperança; coordenar as Celebrações das Exéquias na ausência do Presbítero; zelar pela conservação do Santíssimo Sacramento, promover na comunidade eclesial a espiritualidade eucarística.

Publicidade