Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
20 de junho de 2024
Rádios
Publicidade

Criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Pato Branco

Celebração Eucarística presidida por Dom Edgar Xavier Ertl e posse do primeiro Pároco, Pe. Roberto Baroni.

Geral

por Luiz Carlos

103
Publicidade

Farão parte da nova Paróquia as seguintes comunidades:  São João – Bairro São João; São José – Bairro Bela Vista; Nossa Senhora da Salete – Bairro Vila Esperança; Santo Expedito – Bairro Fraron; Santa Catarina – Passo da Pedra; São Judas – Linha Bela Vista; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Vila Bonita; Imaculado Coração de Maria – Independência e Nossa Senhora Aparecida – Teolândia.

Disse dom Edgar que com certeza o povo da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com seu Pároco, Pe. Roberto Baroni, uma plêiade de leigos comprometidos com a ação evangelizadora, serão inspirados no Sagrado Coração de Jesus, manso e humilde, propondo sempre uma Paróquia discípula, samaritana e missionária, porta-voz da Boa Notícia do Cristo vivo e ressuscitado, no meio de seu povo.

[Grupo RBJ de Comunicação] Criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Pato Branco

Dom Edgar destacou aspectos importantes para o trabalho evangelizador da nova Paróquia, dizendo que a missão do Pároco é fazer com que o povo se identifique com Jesus. O bispo lembrou da história da vida religiosa em Pato Branco, iniciando com a Paróquia São Pedro como Matriz gerando as demais paróquias. Matriz significa mãe, útero ou casa da mãe que gerou outras três mães e agora a Paróquia Sagrado Coração de Jesus: “É o Evangelho que vai se expandindo na dinâmica da vida e como ação do Espírito Santo, com sacerdotes, diáconos e ministros, esta é a beleza de nossa Igreja.” Lembrou que tudo começou com Dom Carlos Eduardo quando chegou em 1936, na Prelazia de Palmas e que mais tarde se tornaria Diocese de Palmas-Francisco Beltrão: “Tudo isso é motivo de alegria e gratidão”. Disse ainda Dom Edgar que a Paróquia é o lugar da experiência comunitária no anúncio, caridade e da fé, formando agentes para o Evangelho.

Sobre a tríplice missão do Pároco, Dom Edgar ressaltou que é de ensinar, santificar e governar, sempre com amabilidade, ternura, bondade e misericórdia. Pediu ao Pe. Roberto: “Coloque Jesus no centro, ame esse povo, dedique-se na celebração dos sacramentos e a formação contínua dos agentes de pastoral, cuide dos mais vulneráveis e necessitados, idosos, pobres, adolescente e jovens.”

[Grupo RBJ de Comunicação] Criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Pato Branco

Falando à comunidade, o primeiro Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Pe. Roberto Baroni lembrou de todos que se dedicaram para para tonar real a edificação e falou com esperança na evangelização: “Que nossa comunidade paroquial seja um verdadeiro oásis de encontro com uma rica experiência de Deus, tão esperada pelas novas gerações de hoje. Juntos vamos caminhar para construir a nossa identidade e sejamos uma comunidade eclesial missionária permanente.”

Ao bispo Dom Edgar e a comunidade, disse o Pe. Roberto que vai valorizar o cuidado, a esperança e a unidade: “Espere de minha pessoa, um padre que percebeu que precisa cuidar de si, descanso, oração, estudo, fidelidade às orientações, normas e documentos da Igreja. Um padre que deseja servir e caminhar junto. Sigamos em frente com esperança! Diante de nós abre-se um novo tempo, como um vasto oceano para aventurar-se com a ajuda de Cristo. O mandato missionário convida-nos a termos o mesmo entusiasmo dos cristãos da primeira hora, podemos contar com a força do mesmo Espírito que foi derramado no Pentecostes e nos impele hoje, sustentados pela esperança que não nos deixa confundidos, sob o olhar materno de Maria.”

Publicidade
Publicidade