Moradores do KM 8 são contra fechamento de acesso à PR 480
Comunidade reivindica manutenção de estrada utilizada por trabalhadores e estudantes
Geral
Na manhã de ontem, moradores do KM 8 se reuniram para protestar contra o fechamento de uma estrada que dá acesso à BR. O proprietário do terreno, onde está localizada a estrada, colocou uma placa anunciando o fechamento, alegando não ter sido indenizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Em resposta, a comunidade se mobilizou para impedir o bloqueio.
Rogério Possato, presidente da Associação de Moradores do KM 8, comentou sobre a situação em entrevista à rádio Onda Sul. “No dia 11, colocaram uma placa dizendo que iam fechar a estrada. A comunidade, que usa essa via diariamente, ficou preocupada. Descobrimos que o proprietário recebeu uma indenização do DER, o que nos levou a buscar mais informações e a denunciar a situação ao Ministério Público”, afirmou Possato.
Ontem, o proprietário tentou fechar a estrada definitivamente, o que gerou um desconforto com os moradores e a presenca da Policia Militar no local. “Subimos até o local e ele fez a declaração de fechamento. Agora, estamos aguardando desdobramentos. Vamos encaminhar o documento para a Polícia Civil para tentar acelerar o processo no Ministério Público e impedir o fechamento”, explicou Possato.
A estrada em questão é vital para a comunidade. Além de ser a principal via de acesso para trabalhadores que se deslocam para os bairros Alvorada, e empresas como Flessac, e Marel, ela é essencial para o transporte escolar. “O ônibus escolar passa aqui às 5h30 da manhã. Se trancarem a estrada, os horários ficarão incertos e as crianças serão prejudicadas”, destacou Possato.
A estrada, situada próxima à PR 483 e ao Posto Panorâmico, é uma via essencial que facilita a circulação dos moradores. Embora a manutenção seja alvo de disputa entre a prefeitura e o DER, a comunidade depende dela. Dois dos três proprietários dos terrenos adjacentes doaram suas partes da estrada, enquanto o terceiro, que recebeu a indenização, busca fechá-la segundo Possato.
A extensão do trecho em disputa é pequena, cerca de 50 metros, mas seu fechamento obrigaria os moradores a fazer um desvio de aproximadamente 11 quilômetros. Isso afetaria diretamente trabalhadores e residentes locais, incluindo aqueles que trabalham no presídio próximo e utilizam a estrada para acessar a PR 480 facilmente.
A mobilização e o diálogo com as autoridades continuam, na esperança de manter a via aberta e funcional.
Nossa reportagem procurou o proprietário da área, o qual falou apenas que é uma área particular que foi emprestada para a empresa durante a obra e agora será retomada com o fechamento da via.