Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
08 de maio de 2024
Rádios

Crea-PR realizou mais de duas mil fiscalizações no sudoeste do PR em 2018

Geral

por Evandro Carlos Artuzzi

Aplicato_CreaPR_dispositivos-moveis
Publicidade

A Regional Pato Branco do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) divulgou levantamento sobre o trabalho de fiscalizações nos municípios do Sudoeste em 2018. O relatório registra 2.150 visitas para verificar se obras ou serviços tinham responsáveis técnicos, se as empresas estavam registradas no Conselho e se os profissionais de quadros técnicos estavam trabalhando com a devida habilitação. No mesmo período, a Regional atendeu a 467 denúncias feitas pela comunidade relacionadas a irregularidades em obras e serviços de Engenharia e Agronomia.

O gerente da Regional Pato Branco do Crea-PR, Diogo Colella, relata que a maior quantidade de fiscalizações aconteceu na área da Engenharia Civil. “Foram 1.226, o equivalente a 57%. As outras modalidades com mais fiscalizações foram Agronomia (268), Engenharia Mecânica (260) e Engenharia Elétrica (259)”, lista o gerente.

Colella acrescenta que o Crea-PR atuou também na verificação do registro de 577 novas empresas no Estado, 62 na região Sudoeste (10,7%). No Estado, há atualmente 19.094 empresas registradas no sistema do Conselho, sendo que 1.345 são sudoestinas (7%).

Karlize Posanske, Engenheira Civil, coordenadora regional do Colégio de Inspetores da Regional Pato Branco do Crea-PR, salienta que uma das missões do Conselho é valorizar os profissionais registrados.

Publicidade
Publicidade

“As fiscalizações ocorrem justamente para que a sociedade possa contratar profissionais habilitados e empresas que tenham responsáveis técnicos e atendam à legislação. O Crea-PR também procura garantir, via fiscalização, que os responsáveis técnicos estejam presentes e sejam atuantes em todas as atividades desenvolvidas”, resume a inspetora-chefe da Inspetoria de Palmas.

Publicidade