Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
10 de maio de 2024
Rádios

Coronel Vivida terá a terceira UPA qualificada em todo o estado do Paraná

Coronel Vivida

Saúde

por redação

Publicidade

Nesta semana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Coronel Vivida recebeu a visita do consultor técnico do Ministério da Saúde, Haroldo Lupion Poletti. Na oportunidade, o profissional fez a avaliação da estrutura física, bem como da parte administrativa e documental da unidade, para a emissão de um relatório ao Ministério da Saúde.

 

As UPAs devem ser bem equipadas, resolutivas, para que possam prestar todo o atendimento necessário, no caso de urgência e emergência, reservando os hospitais maiores apenas para casos mais graves e complexos.

 

Publicidade
Publicidade

 

Assim, conforme Poletti, a UPA vividense está funcionando em pleno andamento, dentro dos critérios exigidos pelo Ministério da Saúde. “Ela já está habilitada, sendo que nessa visita, nesse segundo momento, viemos qualificá-la. Para isso, foram observados alguns critérios, como padronização visual, os equipamentos, funcionários, entre outros, fazendo com que a população possa ter um atendimento qualificado, que é diferente de uma unidade habilitada. Nesse momento fizemos essa visita e, dentro de quarenta dias, será publicada uma portaria e haverá o repasse de recursos financeiros com acréscimo para o seu custeio”, disse.

 

Publicidade
Publicidade

Ainda, o consultor técnico parabenizou a unidade de Coronel Vivida. “Ela tem um fluxo coerente; os equipamentos, bem como a estrutura física, estão bem estruturados. Assim, só tenho a dizer que estão de parabéns. De acordo com o parecer emitido, fará com que haja um aditivo no teto financeiro da unidade. Esse recurso será oriundo do Fundo Nacional de Saúde, sendo destinado ao Fundo Municipal de Saúde, para ações como o pagamento de RH, insumos e pequenos reparos”, complementou.

 

 

DESTAQUE:

Publicidade
Publicidade

 

Apenas três municípios do Paraná têm suas unidades qualificadas até então: Londrina, Maringá e Coronel Vivida. De acordo com o prefeito Frank Schiavini, que também acompanhou a avaliação do consultor técnico, “é uma satisfação sermos um dos primeiros municípios do Paraná a possuir uma Unidade de Pronto Atendimento qualificada”, comemorou.

 

Ainda, segundo o prefeito, “foi solicitada a avaliação do consultor, por meio de uma visita feita no mês de janeiro pela diretora do Departamento de Saúde, Liliane Guarrezi Fontanive, e pela vereadora, Lisete Engelmann, junto ao Ministério da Saúde, bem como fizemos tudo o que era necessário para essa qualificação. Com isso, receberemos um acréscimo de 70% dos recursos da UPA, que ajudarão ainda mais nos custeios necessários para a sua manutenção e funcionamento”, relatou.

Publicidade
Publicidade

 

Para Frank Schiavini, a população de Coronel Vivida merece o que está sendo feito para a melhoria no atendimento na área da saúde. “Estamos investindo, em tudo o que é necessário, a fim de que a nossa saúde atenda cada vez melhor à nossa população e que Coronel Vivida se torne referência em nossa região”, concluiu.

Publicidade