Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Conta de luz pode ficar até 37% mais cara

Geral

por Guilherme Zimermann

Publicidade

Foi aprovado na manhã de hoje (24), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), um aumento de 35,05%, em média, nas contas de luz. O reajuste pode chegar à 37% aos estabelecimentos que utilizam ligações de alta tensão. A Companhia Paranaense de Energia (Copel) havia pedido 32,4%. Ganhou mais.

Os usuários residenciais irão pagar 33,49% mais caro pela energia. As justificativas apresentadas pela agência e pela Copel foram o aumento dos custos na compra de energia. A queda nos reservatórios da hidrelétrica de Itaipu, resultou no uso das usinas térmicas, que ocasionou o aumento de tarifas.

Outro ponto considerado para o reajuste, diz respeito aos gastos operacionais da empresa e ainda,  a compensação da diferença entre as despesas que a Copel já sanou, com o que ela recebeu por meio de tarifas.

Além disso, nesse reajuste também constam outros 5,1%, que não foram aplicados pelo governo do Paraná, como forma de conter as manifestações que tomaram as ruas no ano passado. Os novos valores passam a valer a partir de hoje. Por meio de redes sociais, o governador Beto Richa (PSDB) informou que irá solicitar a suspensão do reajuste, para que um novo valor seja discutido.

Publicidade