Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de maio de 2024
Rádios

Consumidores pagarão somente por água consumida, não pelo ar da tubulação

Geral

por Everton Leite

dile
Foto: Everton Leite
Publicidade

As pessoas que se sentirem lesadas pelo marcador de água da Sanepar, nas residências de Francisco Beltrão, poderão recorrer à empresa concessionária, e solicitar a instalação de um hidrômetro, para inibir o ar que passa pelos canos. O projeto de lei que garante esse serviço foi proposto pelo vereador Dile Tonello(PMN) e sancionado pelo prefeito Cleber Fontana(PSDB) nesta semana.

Portanto, a partir agora, a Sanepar tem a obrigação de instalar um equipamento inibidor de ar, sem custos adicionais da tarifa de água para o consumidor, para que as pessoas saibam que estão pagando somente pelo consumo de água do mês.

Após a solicitação comprovada do consumidor junto à concessionária do serviço público de abastecimento de água, a empresa terá o prazo máximo de 30 dias para efetuar a instalação do equipamento eliminador de ar na tubulação do imóvel. O não cumprimento da lei, vai acarretar em multa à Sanepar de 10 Unidades de Referência do Município de Francisco Beltrão(URMFB), acrescidas de mais 10 URMFB por dia de atraso.

O vereador Dile ficou satisfeito com a promulgação da lei feita pelo prefeito e disse que todos serão beneficiados com este projeto. “A obrigação da concessionária é entregar água e não ar, e por consequência da mesma forma efetuar a instalação de equipamento inibidor de ar, para evitar que o ar passe pelo hidrômetro do consumidor. Ocorre que no município tem acontecido frequentemente casos de falta de abastecimento de água e por consequência disso, acaba entrando muito ar na rede de distribuição e esse ar passa pelos hidrômetros e obviamente acaba sendo pago pelo consumidor. Essa situação é absurda e injusta”, finalizou o vereador.

Publicidade