Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Concatedral Nossa Senhora da Glória passa por reformas

Geral

por

Publicidade

Em entrevista à Rádio Onda Sul FM, o pároco da Concatedral Nossa Senhora da Glória, Dilonei Muller, falou sobre as reformas que estão sendo realizadas na Igreja Matriz de Francisco Beltrão. “Estamos com nosso projeto de reforma da nossa Igreja Matriz Concatedral Nossa Senhora da Glória em andamento. O ritmo é mais tranquilo do que aquele que tínhamos pensado inicialmente, em virtude da nossa mudança de administração e coordenação da nossa Diocese, com a transferência de Dom José para Arcebispo de Curitiba, então resolvemos diminuir um pouco o ritmo. Quando chegarmos no presbitério dentro da Concatedral da Igreja Matriz, nossa intenção é mexer na estrutura. E isso depende da presença do bispo para aprovar ou não. Estamos fazendo aos poucos. Agora concluímos as escadarias com granito, corrimões, como era desejo. Falta ainda descer um portão junto ao passeio, para que a igreja fique mais visível. Estamos iniciando o lixamento e pintura dos bancos, para conservá-los como eles estão, recuperá-los e dar a eles uma condição melhor. Nos próximos dias vamos começar a fazer o hall de entrada, recuperando a parte de piso, colocar granito, colocar os degraus da escada dentro das normas de medidas de segurança, a entrada para os cadeirantes com espaços próprios também”, disse o padre Dilonei, em entrevista ao repórter Ademir Augusto Macagnan, da Onda Sul FM.

Segundo Dilonei, as reformas não vão atrapalhar a programação de celebrações da Igreja Matriz. “Não vamos fechar a igreja. Todas as celebrações vão continuar sendo feitas. As obras vão ser feitas aos poucos, vamos isolando as partes para que a gente não comprometa as nossas celebrações. Pedimos também a compreensão da comunidade, mas teremos o mesmo clima de harmonia sem comprometer as celebrações”, declara.
Festa do Trabalhador
Outro assunto levantado na entrevista com o pároco da Concatedral Nossa Senhora da Glória foi a Festa do Trabalhador, no dia 1º de maio. Às 9h30, haverá a misssa na Igreja Matriz. Depois, todos os trabalhadores se encontram para o almoço no Pavilhão Pedro Granzotto, que fica na rua São Paulo, nos fundos da igreja.

“É uma festa de confraternização das pastorais, de movimentos de várias empresas de trabalhadores que vêm se confraternizar aqui. Antes era um almoço organizado pelo movimento da lareira aqui da Concatedral. E nós retomamos com todas as pastorais, essa já é a segunda festa da Concatedral. Há todo um trabalho da administração, temos ajudado muito as comunidades, de manterem as suas estruturas. Somos parceiros em dividirmos as porcentagem das festas que deveriam vir para a paróquia, para que fique nas comunidades para ajudar”, enfatiza Dilonei Muller.

Publicidade