Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

Complexo Eólico Palmas II cumpre mais uma fase para licenciamento

GeralMeio Ambiente

por Ivan Cezar Fochzato

28695237_1908458796131953_2106917183_o
Publicidade

Foi realizada na noite desta quinta-feira(09) no Centro Cultural Dom Agostinho, através do Instituto Ambiental do Paraná,  a Audiência Pública do Complexo Eólico Palmas II a ser construído na região do Horizonte, no município de Palmas, sul do Paraná. No ato público, convocado foi apresentado o Relatório do Estudo de Impacto Ambiental.

O objetivo foi esclarecer a população e demais interessados a respeito dos estudos apresentados pelo empreendedor e colher sugestões com a finalidade de subsidiar o processo de licenciamento pelo órgão estadual de fiscalização.

O empreendimento, que prevê investimentos de R$ 1,2 bilhões, pertence a empresa Enerbios – Energias Renováveis associada a Vento Sul Energia, Cia Ambiental e a empresa alemã,  Inno Vent Wind Energy Wordwild.  Serão instaladas 100 torres distribuídas em sete parques numa área de 16 mil hectares pertencentes a 47 proprietários rurais. Os 200 megawatts serão conectados à uma linha de transmissão até a subestação no perímetro urbano, distante 28 quilômetros do complexo gerador. O volume produzido atenderá uma população de 240 mil habitantes, aproximadamente.

Empreendedores aguardam a obtenção da  Licença Prévia, que aprova a localização e tecnologia do empreendimento. Posteriormente, cumpridos todos os requisitos, é concedida a Licença de Instalação, que autoriza o início das obras, e somente quando concluídas, receberão pelo mesmo órgão a autorização para entrar em funcionamento as torres.

Publicidade