Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de julho de 2024
Rádios
Publicidade

Comércio varejista do Sudoeste começa ano com queda nas vendas

Economia

por Guilherme Zimermann

vendas
Publicidade

O comércio varejista do Sudoeste do Paraná fechou o primeiro bimestre do ano com queda de 18,6% na vendas em comparação ao mesmo período de 2018. A região foi a única com redução nas vendas. Os dados foram levantados na Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR).

O pior resultado foi o das concessionárias de veículos, que registraram redução de quase 44%. O setor de farmácias apresentou queda de 6,2% e o de materiais de construção, 3,64%. Óticas e supermercados também sofreram redução.

Por outro lado, as lojas de departamentos cresceram 24%, enquanto que o segmento de móveis, decorações e utilidades domésticas contabilizaram alta de 20%. Os setores de combustíveis, calçados, auto peças e vestuários também apresentaram melhora em seus resultados em relação ao ano passado.

Em nível de Estado, o varejo teve alta acumulada de 9,01%. Os setores que mais contribuíram para esse resultado foram as lojas de departamentos (32,51%), materiais de construção (14,04%) e concessionárias de veículos (13,60%).

Publicidade
Publicidade

Entre as regiões pesquisadas, Londrina teve o melhor resultado do bimestre, com aumento de 14,05%, estimulado pelas concessionárias de veículos (36,66%) e pelas lojas de departamentos (30,19%). Na sequência consta a região Oeste (11,58%), Curitiba e Região Metropolitana (8,04%), Maringá (5,48%) e Ponta Grossa (4,06%).

[Grupo RBJ de Comunicação] Comércio varejista do Sudoeste começa ano com queda nas vendas
Publicidade
Publicidade