Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

Comércio antecipa liquidação de inverno

Geral

por Everton Leite

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Os lojistas de Francisco Beltrão tiveram de antecipar as liquidações de inverno. De acordo com a gerente de vendas Cissa de Carli, de uma loja de confecção, a Copa do Mundo, a falta de dias com frio intenso e a quantidade de produtos em estoque forçaram as empresas a antecipar as liquidações.

As promoções variam entre 30% e 70% de desconto. As ofertas são para casacos, blusas, jaquetas, camisas, calças, entre outros produtos, tanto masculinos quanto femininos. Para Cissa, a Copa do Mundo foi boa em vários aspectos, como venda de produtos nas cores verde e amarelo, mas em outros quesitos ela prejudicou e até contribuiu para o decréscimo das vendas em 30%, se comparado com o mesmo período do ano passado.
Cissa não responsabiliza somente a Copa pela fase ruim, porém o horário de trabalho nesse período também foi menor, em virtude dos jogos do Brasil. Ela afirma que “muitos clientes que mandávamos os condicionais, devolveram sem comprar nada, alegando que comprariam após a Copa”.

Outro ponto é a falta do frio intenso. “As pessoas compram roupas de inverno no momento em que sentem frio. Se ele [frio] não vem, fica difícil vender, porque os clientes sabem que no final de julho, início de agosto, as lojas colocam as roupas de inverno em liquidação”, declara Cissa. Sabendo que poderia haver um inverno mais quente do que em outros anos, as lojas compraram menos roupas pesadas e mais de meia-estação, por isso os estoques estão bons e fluindo normalmente.

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Francisco Beltrão (CDL), Rejane Bravo, destaca que as empresas estão certas em antecipar as liquidações, pois “desafoga” os estoques e os consumidores também ganham com essa situação. Mesmo assim, ela ainda aposta na chegada do frio. “Não tivemos frio intenso, mas a meteorologia aponta um frio mais forte para o final de julho, início de agosto, é nisso que os lojistas apostam para poder vender os produtos desta coleção”, diz Rejane.

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Porém, as liquidações não são apenas de roupas. Subgerente de uma loja de calçados, Alex Sandro Ferreira ressalta que as botas e calçados fechados também entraram em promoção para diminuir os estoques.  “Temos produtos do ano passado com preços diferenciados, mas também os lançamentos entraram na onda para poder movimentar o comércio.”

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