Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Com início das aulas, pais devem prestar atenção na alimentação das crianças

GeralSaúde

por Francione Pruch

Publicidade

A semana está sendo de novas experiências para as crianças da rede municipal de ensino. Na última segunda-feira (13) começou o ano letivo. Momento de conhecer a professora, colegas e viver a experiência de uma nova série. Além dos pais prestarem atenção no peso que a criança leva na mochila, outro ponto que merece muito cuidado é a alimentação que os pequeninos levam na lancheira.

[Grupo RBJ de Comunicação] Com início das aulas, pais devem prestar atenção na alimentação das crianças — Francieli Baldissera / Foto: Arquivo pessoal
Francieli Baldissera / Foto: Arquivo pessoal

Segundo a Nutricionista Infantil, Francieli Baldissera é importante ter na lancheira das crianças três tipos de nutrientes, “o lanche escolar é uma das principais refeições. Então é muito importante que os pais se atentem a isso e prestem muita atenção na hora de montar a lancheira do filho. Basicamente o lanche deve ser composto de três principais nutrientes, que é o carboidrato, proteínas e uma fonte de vitamina”.

Outro ponto que merece atenção é forma de armazenamento do lanche. Dependendo do alimento, os pais devem colocar em recipientes indicados, para que não estrague. No caso de encaminhar frutas, é indicado mandar de forma in natura, com casca.

O lanche da escola ou até mesmo a alimentação de casa, não deve ser trocado por doces. “Na verdade, o doce não deve fazer parte do cotidiano da criança. A gente indica que os doces sejam consumidos esporadicamente. Muitos pais têm o hábito de buscar a criança na escola e levar para comer um docinho antes de chegar em casa. Isso é péssimo, eles acabam comendo menos na janta e tem menos consumo de nutrientes”.

Publicidade
Publicidade

 

Dicas da Nutricionista

 Opte por uma lancheira térmica, que mantenha o lanche resfriado por tempo determinado conservando os alimentos, algumas opções de lancheira já possuem o gel inserido e você guarda a própria lancheira dobrada no freezer na noite anterior; caso não tenha esta opção vale investir em gelinhos de gel a venda em farmácias e lojas de artigos esportivos .

 Faça compras semanalmente e utilize sempre alimentos frescos;

Publicidade
Publicidade

 Elabore um cardápio;

 Quando seu filho já tiver idade elabore o cardápio e deixe-o arrumar a sua lancheira;

 Prepare o kit de lanche na véspera e armazene em local apropriado, isso facilita a rotina;

 Sanduíches podem ser preparados no dia anterior e envolvidos em papel toalha, filme ou alumínio ou ainda colocados em potes plásticos) e armazenados em geladeira;

Publicidade
Publicidade

 Inclua alimentos feitos em casa, e alimentos industrializados saudáveis com menor teor de gorduras, açúcares, sódio, corantes e conservantes;

– E não esqueça de enviar sempre uma garrafa térmica com água mineral fresca.

 

Para facilitar escolha o lanche da seguinte maneira:

Publicidade
Publicidade

# 1 porção de Carboidrato (pão, biscoito, bolo, etc), dando preferencia sempre pelo integral;

# 1 porção de fruta (fruta inteira ou picada em pedacinhos ou ainda suco de fruta natural)

# 1 porção de proteína (iogurte, queijo, peito de peru, etc)

# 1 porção de gordura – oleaginosas (castanha, amendoim, nozes);

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade