Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
19 de maio de 2024
Rádios

Colonização do Sudoeste do Paraná e surgimento da Cresol é tema de encontro

Coronel Vivida

Geral

por redação

Publicidade

A Cooperativa Cresol Coronel Vivida realizou nesta semana um encontro com os Agentes de Desenvolvimento e Crédito, mulheres do Programa Gênero e Geração e conselheiros, com o objetivo de resgatar a história do Sistema Cresol. O encontro contou com a presença de Daniel Meurer que palestrou sobre a história de luta e caminhada da colonização do Sudoeste do Paraná.

Na oportunidade Daniel falou da importância da Revolta dos Colonos e da chegada dos padres belgas da Congregação MSC – Missionários do Sagrado Coração, no Sudoeste do Paraná, “a vinda dos padres trouxe uma nova forma de trabalho com o povo, sempre incentivando a participação da população no desenvolvimento do homem no campo. Por meio desses incentivos surgiu à primeira associação ASSESOAR – Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural, com sede em Francisco Beltrão, tendo como objetivo o incentivo e auxilio ao agricultor”, destacou.

Daniel Meurer compartilhou muitos fatos que aconteceram naquela época, que se tornaram pilares para a Agricultura Familiar de hoje lembrando que partir de várias parcerias e buscando novos ideais para melhorar a vida do homem do campo no ano de 1995 surge a Cresol.

A Cresol Coronel Vivida investe em momentos de formação do quadro social com programas de trocas de experiências e aproximação do cooperado a cooperativa, fazendo com que o agricultor familiar participe ativamente como um ator principal das ações da Cooperativa.

Publicidade