Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Cidades do sudoeste celebram o dia do colono e motorista

Educação e Cultura

por Francione Pruch

Publicidade

O Dia do Colono e Motorista comemorado no dia 25 de julho, foi o momento de muita festa, homenagens e valorização as duas classes impulsionadoras do nosso país. Municípios do sudoeste, caso de Sulina, Chopinzinho, São João e Saudade do Iguaçu celebraram a data com programação musical e almoço.

[Grupo RBJ de Comunicação] Cidades do sudoeste celebram o dia do colono e motorista — Gaitaço no Bugre Alto.
Gaitaço no Bugre Alto.

Em Chopinzinho, a festa aconteceu na comunidade do Bugre Alto. Festividade que iniciou às 5 horas da manhã com o tradicional café colonial, culto ecumênico, almoço e matinê. O pico mais alto do evento foi ao meio dia, quando reuniu várias pessoas do município e de regiões próximas.

Em São João a festa foi comemorada com antecedência, realizada no dia 20 de julho na comunidade de Vila Paraíso. Segundo o prefeito Altair José Gasparetto (Vadeco) o evento acontece alguns dias antes para não haver confronto com a festa de Sulina, “ocorreu no último final de semana a festa e o porquê disso, para não fazer no mesmo dia com Sulina, porque uma estraga a outra, assim dá duas festas bonitas. Tivemos uma grande festa no distrito de Vila Paraíso, onde podemos comemorar o dia do Colono e Motorista”.

Está no calendário como feriado municipal e é tradição, Sulina apesar de todos os imprevistos ocasionados pelas chuvas no mês de junho deste ano, fez uma grande festa para a população sudoestina. Desde as primeiras horas da manhã era expressivo o número de pessoas que acompanhavam o evento na cidade. “Com café da manhã, mateada, surpreendeu toda expectativa pela quantidade de gente que esteve aqui”. Comenta o prefeito, Almir Maciel Costa (Ruivo).

Publicidade
Publicidade

O café colonial este ano foi de responsabilidade da Associação de Proteção a Maternidade e a Infância (APMI) de Sulina e Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Arnaldo Busato. Para o almoço, segundo dados da organização, mais de 3.000 kg de carnes foram distribuídos gratuitamente a população, atendendo aproximadamente 1.200 famílias. “O que deixa a gente satisfeito é ver a alegria estampada no rosto das pessoas em estar recebendo esta carne de graça. Acho que é mais que um dever, é uma obrigação da administração municipal em valorizar o homem do campo, o motorista”. Frisa Ruivo.

O município de Saudade do Iguaçu, festejou a data neste domingo (27) em evento organizado em parceria com a Matriz Nossa Senhora Mãe da Igreja. Realizado no Centro ao lado da igreja, um almoço e matinê foi preparado para os munícipes, “a administração de Saudade do Iguaçu, só temos a agradecer essas duas classes muito importante, que levam o progresso ao nosso município”. Fala o prefeito, Mauro Cenci.

 

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade