Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
11 de maio de 2024
Rádios

Movimentação em obras impulsionam ações em saúde em Cel. Domingos Soares

Saúde

por Ivan Cezar Fochzato

1533298053
Publicidade

Execuções de grandes obras de infraestrutura e energia no município de Coronel Domingos Soares impulsionaram os  gastos em saúde pública no segundo quadrimestre do ano. Com a chegada de trabalhadores para a construção do asfalto da PR 912 e da PCH Foz do Estrela aumentaram as consultas médicas, exames e distribuição de medicamentos.

Os valores e dados operacionais preliminares foram apresentados pelo Técnico em Saúde Pública, Edson Luiz Favero, na audiência de prestação de contas do setor, conforme Lei de Responsabilidade Fiscal. O município aplicou R$ 5,3 milhões na área de saúde neste ano de 2019. O montante superou em 10,94% a exigência constitucional de aplicações de 15% das receitas. Os recursos foram aplicados nas ações  nas cinco unidades básicas na área rural e central.

[Grupo RBJ de Comunicação] Movimentação em obras impulsionam ações em saúde em Cel. Domingos Soares — Prospecções arqueológicas na área da PCH Foz do Estrela
Prospecções arqueológicas na área da PCH Foz do Estrela

Conforme os relatórios, as consultas aumentaram 25% devido a instalação de novas empresas no município, aumentando assim a população residente temporariamente. Os procedimentos de outros profissionais de nível superior, de técnicos e auxiliares obtiveram um aumento de 27,37%, condizente com o aumento de consultas resultando no acréscimo da distribuição de medicamentos em 8,40%. No período quase que dobraram as cirurgias eletivas e duplicou o transporte de pacientes para centros médicos da capital do estado. Em outro análise, houve aumento dos falecimento em 50%. Na outra ponta diminuição em 12,90% nos nascimentos.

OBRAS

Publicidade
Publicidade

A pavimentação da PR-912, que liga o município a Palmas teve  inicio em julho de 2018 e a estimativa é que sejam concluídos até o inicio do segundo semestre de 2020.

Outra obra que está empregando centenas de trabalhadores está sendo construída  no leito do Rio Iratim e  pertence a Brookfield Energia Renovável, através da São Luiz Energética. Terá  29,5 MW de capacidade instalada e duas unidades geradoras. A previsão é que comece a operar em fevereiro de 2022.

 

 

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade