Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Cartório Móvel do Irpen está no Sudoeste

Geral

por Evandro Artuzzi

Publicidade

Certidão de Nascimento, registros indígenas, celebração de Casamentos, reconhecimento de paternidade e 2ª via de documentos de nascimento, casamento e óbito. Tudo gratuito à população mais carente do Estado do Paraná. Este é o objetivo da 2ª etapa do projeto Cartório na Comunidade que começou terça-feira (04) em Mangueirinha. Na quarta-feira (05) foi a vez de Marmeleiro, Renascença e Flor da Serra Azul. Hoje (06) o projeto atende moradores de Coronel Vivida, amanhã (07) em Dois Vizinhos e no dia 08, sábado, Francisco Beltrão.

Idealizado pelo Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), entidade que representa os 537 Cartórios de Registro Civil paranaenses, a iniciativa é inédita no Estado e ocorre mediante o deslocamento de um Cartório Móvel que atenderá a população em locais de fácil acesso público, oferecendo os mais diversos serviços de cidadania.

Em Coronel Vivida, o Cartório Móvel estará na Praça Getúlio Vargas, entre as 14h e as 16h. Já o Casamento comunitário será às 17h na Assocelvi. No dia 7, ação de cidadania em Dois Vizinhos, acontece na Praça do Pedágio e a realização do Dia do Sim no Centro Cultural Arte e Vida, a partir das 17h.

Fechando esta segunda etapa do projeto,   uma grande ação acontece em cidade de Francisco Beltrão, com o deslocamento do Cartório Móvel para a frente da Associação dos Motoristas e Guarda São Cristóvão, na Cidade Norte, a partir das 10h. Já às 13h, no auditório Unimed , no centro, 62 casais vão celebrar gratuitamente o matrimônio em mais uma edição do Dia do Sim paranaense.

Publicidade
Publicidade

O projeto Cartório na Comunidade tem como principal objetivo contribuir para a erradicação do sub-registro de nascimento no País (número de crianças que não possuem o registro de nascimento). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o sub-registro caiu de 20,3% para 6,7% entre os anos de 2002 e 2012 e o Paraná é um dos Estados com menor índice do País, apenas 1,8% dos nascimentos não eram registrados no Estado.

Publicidade