Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de abril de 2024
Rádios

Caroline Munhoz da dicas para prevenção de doenças cardiovasculares

Saúde

por Islan Roque

WhatsApp Image 2019-08-27 at 10.19.25
Publicidade

A doença cardiovascular (DCV), também chamada de cardiopatia, é um termo geral que descreve uma doença do coração ou dos vasos sanguíneos.

Estima-se que esta doença seja responsável por cerca de 1 em cada 3 mortes prematuras em homens, e 1 em cada 5 mortes prematuras em mulheres.  Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 17,5 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças cardiovasculares. É a principal causa de mortes do mundo!

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os fatores de risco comportamentais classificados como mais importantes, no caso de doenças cardiovasculares, são: dietas não saudáveis, sedentarismo e consumo abusivo de álcool. Existem fatores não comportamentais como  predisposição genérica, que não pode ser alterado. Mas os maus hábitos definitivamente antecipam e agravam o aparecimento dos problemas.

Em entrevista a Rádio Onda Sul FM, a Farmacêutica, Caroline Munhoz, destacou as quatro doenças cardiovasculares que mais matam. São elas: Infarto agudo do miocárdio; Doença vascular periférica; Acidente vascular cerebral e Morte Súbita.

Publicidade
Publicidade

Infarto agudo do miocárdio
“Conhecido popularmente como ataque cardíaco, o infarto agudo o miocárdio se caracteriza pela ausência ou pela diminuição da circulação sangüínea no coração, o que priva o músculo cardíaco (miocárdio), no local acometido, de oxigênio e de nutrientes, causando lesões importantes que podem levar até a morte de suas células, conforme o tempo de duração do evento. Com isso, o funcionamento do coração, que trabalha como uma bomba mecânica, pode ser seriamente afetado”.

Doença vascular periférica
“Decorre do depósito de gordura com obstrução das artérias periféricas do corpo. Nos membros inferiores, por exemplo, ocorre redução do fluxo de sangue para as pernas, com queixas principalmente de dor e de dificuldade para caminhar associadas à queda da temperatura local com dormência”.

Acidente vascular cerebral
“As placas de gordura depositadas nos vasos sanguíneos cerebrais podem obstruir um vaso cerebral intracraniano, levando ao quadro de dor de cabeça, tontura e paralisia de um braço, perna e face. A dependo da extensão da lesão, pode comprometer a fala e os processos neurológicos”.

Morte Súbita
“Compreende o quadro de óbito de forma súbita, ou seja, quando não há chance de socorro, sendo causado, principalmente, pelo infarto agudo do miocárdio. Mas não se pode esquecer, especialmente os jovens, das doenças cardíacas congênitas, ou seja, aquelas adquiridas geneticamente e desenvolvidas com o passar dos anos”. Destaca, Caroline.

Publicidade
Publicidade

Segundo, Caroline Munhoz, as formas de prevenção das doenças cardiovasculares. “Controlando a tensão arterial, deixando de fumar, diminuindo a ingestão de gorduras (colesterol), emagrecendo, fazendo mais exercícios físicos e diminuindo a ingestão de sal”.

Confira o áudio da matéria na íntegra:

 

Publicidade