Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
13 de maio de 2024
Rádios

Campanha Novembro Roxo trabalha a prevenção ao nascimento prematuro

A média mundial indica que a cada 10 nascimentos 1 é prematuro atualmente

GeralSaúde

por Deise Bach

Imagem do WhatsApp de 2023-11-23 à(s) 17.48.37_64d802b6
Publicidade

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa hoje a 10ª posição no ranking mundial de países com mais nascimentos fora do tempo, com aproximadamente 302 mil nascimentos de bebês com menos de 37 semanas de gestação, independente do peso.

Em virtude dos números elevados de nascimentos prematuros, profissionais da saúde trabalham a conscientização das mamães, sobre como prevenir, os cuidados com a gestação e com o bebê que venha nascer antes do tempo.

Confira os números registrados no Hospital Regional de Francisco Beltrão, que acaba drenando as gestações de risco, que é um dos fatores para o nascimento prematuro.

Ano 2020 – 1269 nascidos

Publicidade
Publicidade

Ano 2021 – 1282 nascidos

Ano 2022 – 1232 nascidos

Ano 2023 – 1076 nascidos

O trabalho de prevenção é possível e necessário. Renan Copetti, médico ginecologista, explica que é de suma importância o autocuidado e o rastreio de patologias desde a tentativa da gravidez, para evitar complicações na gestação e consequentemente o nascimento precoce.

Publicidade
Publicidade

Gabriela Dal Piva Lunardi, médica pediatra e neonatologista, lembra que o nascimento precoce exige cuidados especiais e especializados, para impedir alterações na formação e complicações futuras. Ela destaca ainda, como a presença dos pais influencia para o desenvolvimento neurológico.

O Repórter Patrick Rodrigues conversou com os médicos para esclarecer informações sobre o assunto. Confira:

Publicidade