Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Câmara de Vereadores realiza sessão no Bairro Marrecas

Geral

por redação

Publicidade

A Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão realizou nesta segunda-feira (31) a 71ª Sessão Ordinária de 2016. Essa foi itinerante e aconteceu no Centro Comunitário do Bairro Marrecas. A sessão teve início às 19 horas, mas os vereadores chegaram com três horas de antecedência para atender a população.

A presidente, vereador Elenir de Souza Maciel (PP), por exemplo, aproveitou o horário para visitar obras iniciadas pela administração municipal no Bairro e que ainda não foram concluídas. Durante a sessão, Elenir citou a situação desconfortável das crianças que frequentam a creche. “Estão numa sala sem as mínimas condições, sofrem com o calor e outros problemas, elas e os professores”, frisou. Além disso, outros problemas foram constatados no bairro e que merecem uma atenção maior por parte da administração municipal.

Elenir Maciel disse que espera empenho no novo prefeito, Cleber Fontana, para resolução das obras. Ela também apresentou requerimento solicitado apoio dos deputados estaduais que representam Francisco Beltrão para que seja construída uma passarela sobre a PR-483, no trevo do Alvorada, a fim de facilitar o acesso de pedestres ao Bairro Marrecas, evitando a ocorrência de acidentes, a exemplo do que já foi registrado.

Também foram discutidos a aprovados requerimentos dos vereadores Dille Tonelo (PMN) e Ivanir Tupy Prollo (PP). Dille solicitou da administração a construção de banheiros públicos para atender frequentadores do Parque Alvorada. Aires Tomazonni (PMDB) se manifestou informando que a demanda já está sendo atendida com a construção da quadra esportiva.

Publicidade
Publicidade

Tupy Prollo solicita informações da Secretaria de Urbanismo sobre possíveis projetos de paisagismo que envolvam a construção de portais nas entradas de Francisco Beltrão. Também na sessão desta segunda-feira (31) foi aprovado em primeira votação, o projeto de lei 41/2016, de autoria do Poder Executivo, que altera redação da Lei Municipal 4.122/2013 e autoriza a concessão de direito real de uso à empresa Arthur Machado dos Santos.

Na avaliação da presidente Elenir Maciel, a sessão ocorreu dentro da normalidade e foi extremamente positiva, afinal vereadores tiveram a oportunidade de discutir assuntos relevantes para a comunidade, principalmente do Bairro Marrecas.

Cerca de 30 moradores acompanharam a sessão no bairro. O presidente da Associação de Moradores, Altair Vanderlinde, afirmou em entrevista à Rádio Onda Sul FM que muitas foram as reivindicações feitas aos vereadores. Ele destaca a conclusão das obras da creche, visto quer atualmente as crianças estão sendo alojadas em duas salas da igreja que foram locadas pela prefeitura.

Publicidade
Publicidade

Também cobrou empenho da administração para conclusão do sistema de esgoto. Segundo ele, apenas alguns moradores foram contemplados com o serviço. “Tem em algumas ruas, em outras não, cadê o poder público. O prefeito precisa cobrar da Sanepar que termine o serviço, afinal ela recebe pra isso, manda fatura de água e de esgoto todos os meses, mas as obras foram abandonadas e só alguns foram beneficiados, isso não tá certo”, disse.

Altair Vanderlinde afirmou que a presença dos vereadores no bairro foi um momento único, uma vez que a grande maioria não sabia como funcionava a Sessão da Câmara. Ele aprova e defende a continuidade das sessões itinerantes.

Fotos: Evandro Artuzi/RBJ

Publicidade
Publicidade
Publicidade