Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
29 de junho de 2024
Rádios
Publicidade

Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão aciona Conselho de Ética após prisão de Vereador

"O objetivo é apurar se a conduta do vereador fere o Poder Legislativo e o Decoro Parlamentar, e se há impacto social"

Geral

por Deise Bach

CAMARA DE VEREADORES (1)
Publicidade

Ainda sem divulgar o nome do Vereador preso, a Câmara Municipal de Vereadores de Francisco Beltrão emitiu uma nova nota nesta sexta-feira (28), informando sobre os procedimentos que serão adotados em relação à prisão ocorrida durante uma operação da Polícia Civil.

Segundo a nota, até o momento, a Câmara não recebeu nenhuma intimação ou documento oficial sobre a investigação e a prisão, além da ordem judicial de busca e apreensão que foi cumprida no gabinete do vereador. Apesar de a investigação não estar relacionada com a atividade parlamentar, a Mesa Diretora se reuniu com os demais vereadores para discutir a situação.

A decisão foi acionar o Conselho de Ética para iniciar um procedimento interno. O objetivo é apurar se a conduta do vereador fere o Poder Legislativo e o Decoro Parlamentar, e se há impacto social.

Confira:

Publicidade
Publicidade

“A Câmara Municipal de Vereadores de Francisco Beltrão/PR, informa que até o momento, a Casa não recebeu nenhuma intimação, comunicado, ofício ou documento oficial acerca dos fatos investigados e da prisão de um vereador, e que apenas uma ordem judicial de busca e apreensão em um gabinete específico, foi cumprida nesta manhã pela Polícia Civil.

No entanto, a Mesa Diretora se reuniu com os demais vereadores nesta tarde para discutir assuntos relacionados à prisão de um vereador, durante trabalho de investigação e operação da Polícia Civil.

A decisão foi de que, mesmo o caso não tendo qualquer relação com a Câmara Municipal ou com a atividade parlamentar, o Conselho de Ética será acionado, e este dará início ao procedimento interno para apurar se a conduta do investigado fere o Poder Legislativo e o Decoro Parlamentar, e se isso tem impacto social.

O Conselho de Ética seguirá todos os trâmites e processos legais para que, com embasamento constitucional, possa tomar qualquer decisão sobre como a Casa deverá proceder frente aos fatos até agora conhecidos.

Publicidade
Publicidade

Ressalta-se que a investigação policial e a prisão do vereador, não têm qualquer relação coma Câmara Municipal de Vereadores de Francisco Beltrão e com a atividade parlamentar/legislativa, e que a Casa de Leis segue colaborando com as autoridades competentes”.

 

Publicidade
Publicidade