Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
19 de maio de 2024
Rádios

Câmara de Palmas tem contas de 2011 irregulares no TCE

PALMAS

Geral

por redação

Publicidade

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), reunidos na Segunda Câmara de julgamento, votaram pela irregularidade das contas do Legislativo de Palmas (Região Sul), relativas ao exercício de 2011. O motivo foi a nomeação de servidor comissionado para exercer o cargo de controlador interno. A medida viola os princípios da impessoalidade e da independência funcional, segundo despacho do relator, conselheiro Nestor Baptista.

Em seu julgamento, Baptista acompanhou a posição da Diretoria de Contas Municipais do Tribunal e do Ministério Público de Contas. No relato, ponderou o conselheiro que “a função de Controlador Interno não apresenta características de transitoriedade, bem como a natureza de suas atribuições exige estabilidade no serviço público”. Duas características que não estão presentes nos cargos em comissão. Sua natureza é precária, pois tratam-se de postos de livre nomeação e exoneração.

Devido à irregularidade, além da desaprovação das contas, o relator propôs aplicação de multa ao então presidente da Câmara Municipal, Cesar Pacheco Baptista, no valor de R$ 691,13. A base legal da sanção é o Artigo 87, Inciso III, Parágrafo 4º, da Lei Complementar Estadual nº 113/2005. O conselheiro Nestor Baptista também propôs ressalva no que tange à remuneração de agentes políticos, paga acima do valor devido.

Ao ex-presidente do Legislativo de Palmas cabe recurso, a ser apresentado no prazo de 15 dias após publicação do acórdão no Diário Eletrônico do TCE. O portal RBJ tentou contato com o ex-vereador e presidente do legislativo, César Pacheco Batista, que encontra-se em viagem.

Publicidade