Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
09 de maio de 2024
Rádios

Câmara de Chopinzinho aprova projetos que tratam sobre a organização do Procon municipal

A partir de agora, o Procon municipal passa a ser vinculado ao Gabinete do Prefeito.

Cotidiano

por Edson Zuconelli

12 sessao
A aprovação ocorreu durante a 12ª Sessão Ordinária de 2021. Foto: Assessoria.
Publicidade

Na terça-feira (04), durante a realização da décima segunda Sessão Ordinária de 2021, os vereadores de Chopinzinho aprovaram, em segunda e última votação, três Projetos de Lei que dispõem sobre a organização do Procon municipal.

Os Projetos nº 020/2021, 021/2021 e 022/2021 têm como finalidade desvincular o Procon da estrutura da Procuradoria Geral do Município (PGM). De acordo como Projeto, nos últimos anos, houve um aumento considerável das demandas junto à PGM, através de consultorias, assessorias, análises de termos aditivos, pareceres em processos licitatórios, petições judiciais, pareceres em matéria previdenciária, recursos humanos, tributação, planejamento, ouvidoria, patrimônio e na elaboração de projetos de leis e de normas em geral.

Como o Procon municipal se encontra diretamente vinculado à PGM e sendo ele um órgão criado na forma da lei, especificamente, no âmbito de sua jurisdição, para exercitar as atividades contidas no Código de Defesa do Consumidor e no Decreto no 2.181/97, o qual é destinado a efetuar a defesa e proteção dos direitos e interesses dos consumidores, e tem como principais funções acompanhar e fiscalizar as relações de consumo ocorridas entre consumidores e fornecedores, aplicar as penalidades administrativas correspondentes e orientar o consumidor sobre seus direitos, há a necessidade de se desincumbir a Procuradoria de atribuições que não estejam alinhadas com a missão institucional da PGM.

Por isso, o Procon passará a ficar vinculado ao Gabinete do Prefeito, sendo o seu coordenador nomeado diretamente pelo Chefe do Executivo. A mudança da estrutura não implicará em aumento de despesa, pois já existe o cargo comissionado de Coordenador do Procon, criado na estrutura da PGM. A Procuradoria continuará atuando em grau recursal, ou seja, sendo decidido o processo em primeira instância pelo Coordenador do Procon e em eventual recurso será analisado pela Procuradoria. (Fonte: Assessoria).

Publicidade