Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de abril de 2024
Rádios

Câmara aprova projeto que cria Prêmio Zilda Arns pela Defesa da Pessoa Idosa

Geral

por Evandro Artuzzi

Publicidade

Foi aprovado, nesta quinta-feira (28), pelo Plenário da Câmara dos Deputados o projeto de autoria da deputada Leandre Dal Ponte (PV-PR), que cria o Prêmio Zilda Arns pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa (PRC 231/17). A honraria será concedida, anualmente, pela Câmara a cinco personalidades que se destacaram em ações em defesa da população idosa.

A indicação dos concorrentes ao Prêmio Zilda Arns pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa poderá ser feita por qualquer membro do Congresso Nacional até o dia 31 de maio de cada ano. E não poderão concorrer ao prêmio parlamentares no exercício do mandato, ou então servidores públicos lotados no Congresso Nacional.

De acordo com a deputada Leandre, autora do projeto, além de reconhecer as pessoas ou entidades que realizam trabalhos em prol da população idosa, o objetivo da premiação é também estimular novas atitudes em defesa da pessoa idosa. “Temos muitos exemplos no Brasil que devem, sim, ser reconhecidos e podem servir de inspiração para novos projetos”, resumiu a congressista paranaense.

No plenário, o relator da matéria, deputado Evair Vieira de Mello, enalteceu o trabalho da deputada Leandre e a iniciativa de apresentar o projeto para criação do prêmio. “Zilda Arns é referência neste País em filantropia. Que esse prêmio possa inspirar tantos brasileiros a construir o bem para que possamos edificar o país”, disse o relator.

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Câmara aprova projeto que cria Prêmio Zilda Arns pela Defesa da Pessoa Idosa — Zilda Arns foi Fundadora da Pastoral da Criança e integrante do Conselho Nacional de Saúde. Faleceu em 2010. Foto de divulgação
Zilda Arns foi Fundadora da Pastoral da Criança e integrante do Conselho Nacional de Saúde. Faleceu em 2010. Foto de divulgação

Quem foi Zilda Arns

Zilda Arns foi Fundadora da Pastoral da Criança e integrante do Conselho Nacional de Saúde. Ela também teve papel fundamental na criação da Pastoral da Pessoa Idosa, no ano de 2004. Atualmente, a pastoral acompanha mais de 163 mil idosos com o trabalho de 19 mil voluntários.

Zilda ficou conhecida pela atuação em causas humanitárias e sanitaristas. Perdeu a vida em 2010, vítima de um terremoto que atingiu o Haiti. Ela estava no País em missão humanitária para implantação de uma Pastoral da Criança na nação caribenha.

Publicidade