Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

Bombeiros alertam para risco de afogamentos

Segurança

por Angela Maria

Mother and son on vacation
Mother and son holding hands on vacation looking at swimming pool concept for family vacations, child safety and single parent holiday
Publicidade

O verão é a época do ano onde a procura por passeios em locais como clubes, parques aquáticos, praias, rios e lagos aumenta consideravelmente e infelizmente o número de afogamentos também. Sabe-se que são vários os fatores que colaboram para esse aumento. O principal deles é ignorar os riscos que cada ambiente aquático possui. Piscinas, praias, rios e lagos, possuem características diferentes e, portanto, riscos diferentes! Outro fator é a falta de respeito à sua condição física e de nado, levando à comportamentos de risco que quase sempre acabam mal.

Segundo o Tenente Moisés, do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão, a bebida alcoólica também não combina com esse tipo de prática. “A partir do momento que o cidadão bebeu e entrou na água, ele acaba assumindo o risco de se afogar. ”

Ainda segundo ele, outra preocupação são as crianças, que ainda não tem noção do perigo. “Para as crianças uma das medidas de segurança é substituir a boia por coletes, eles são mais viáveis pelo fato das crianças não escorregarem, ao contrário da boia, afundando ou sendo levado pela correnteza. ” Pais devem estar atentos o tempo todo, “não descansar e deixar as crianças sozinhas na água. É necessário ainda estar apenas um braço de distância dos mesmos”, enfatiza o tenente.

Só no último mês, dois casos de afogamentos seguidos de morte foram registrados na nossa região. Ainda em novembro, no dia 13, o jovem Lucas Rafael de Lima, de apenas 19 anos morreu afogado no Rio Iguaçú. E na terça (25), Lúcio Roque Fiore, de 42 anos, perdeu a vida no Rio Chopim durante as festividades do natal no interior de Dois Vizinhos.

Publicidade
Publicidade

Confira a matéria na íntegra:

Publicidade