Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
19 de maio de 2024
Rádios

Bispos do Paraná pedem que prática do Dizimo seja implantada em todas as comunidades

Religião

por redação

Publicidade

[Grupo RBJ de Comunicação] Bispos do Paraná pedem que prática do Dizimo seja implantada em todas as comunidades — bispos do paraná
bispos do paraná

Os Bispos do Paraná conclamaram as comunidades a implantarem a prática do dízimo em todos os locais que ainda não a fazem. Durante a 37º Assembleia do Povo de Deus, em   Curitiba de 23 a 25 de setembro, o Episcopado do Regional Sul II da CNBB emitiu uma Carta aos Fiéis destacando a importância do dízimo como aspectos importantes para conversão pastoral, pessoal e comunitária.

A motivação enfatiza a renovação da Igreja Católica, a partir dos sinais de um novo tempo inaugurado pelo Papa Francisco, que com palavras e gestos tem pedido que saia em missão e cuide dos pobres.

Ao se referir ao Dízimo, os bispos salientam tratar-se de um compromisso moral estável e permanente. A quantia, cada um de nós define na sua consciência. Por outro aspecto, avaliam que que onde o dízimo é assumido pela comunidade, supera-se a necessidade de festas com objetivo único do lucro.

Publicidade
Publicidade

CARTA
CONFERÉNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Conselho Episcopal Regional Sul 2
CNBB – Curitiba, 22 de setembro de 2016.

Aos fiéis das comunidades católicas do Paraná

Com grande alegria e gratidão a Deus por vocês crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, nós, Bispos das 18 Dioceses e das 2 Eparquias Ucranianas deste imenso Paraná, reunidos em assembleia, escrevemos a vocês esta carta, assim como nas primeiras comunidades cristãs era costume fazer, para lhes falar algo muito importante.

A Igreja católica vive um momento maravilhoso de renovação: à luz da misericórdia divina sai em missão, cuida dos pobres e da Casa Comum. Esses exemplos são sinais de um novo tempo de alegria inaugurado pelo Papa Francisco. O Papa, com palavras simples e gestos carinhosos e proféticos, tem pedido que a Igreja cresça na sua presença e cuidados maternos. Concretamente, isso significa uma conversão pastoral, na qual todos nós estamos envolvidos.

Publicidade
Publicidade

Um aspecto importante da conversão pastoral, pessoal e comunitária, que apresentamos a vocês, refere-se ao dizimo:

Conversão pessoal. Por meio do dízimo, que é uma contribuição motivada pela fé, nos, fiéis, vivemos a corresponsabilidade na evangelização. O dízimo é um compromisso moral que temos com a Igreja, por isso, é estável e permanente. A quantia, cada um de nós define na sua consciência: “Deus ama a quem dá com alegria” (2Cor 9,7). A decisão de contribuir com o dízimo, além dessa consciência eclesial, também nasce em nosso coração pela gratidão a Deus reconhecendo nele o Senhor de todos os bens.

Conversão pastoral da comunidade. A Igreja é a família de Deus sobre a terra. Sempre e por toda parte a Igreja cria comunidades, onde se vive o amor fraterno e a partilha. É com os bens partilhados na comunidade que a Igreja se mantém e ajuda os necessitados. Em nossos dias, a partilha se dá pelo dízimo. Onde o dízimo é assumido pela comunidade, supera-se a necessidade de festas com objetivo único do lucro. Onde há contribuição do dízimo, a comunidade amadurece e as festas expressam a alegria de estar junto, famílias inteiras, reunidas na amizade e na fraternidade.

Por isso, fazemos votos que o dízimo seja implantando nas comunidades onde ainda não o foi; que se estude em todos os Conselhos de Pastoral o texto da CNBB “O dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas – Doc. 106″ e que cresça a comunhão entre nós, afim de que também de nós se possa dizer: ”Eles tinham tudo em comum” (At 2,44).(PAPA FRANCISCO, Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, n. 25, 27, 32)

Publicidade
Publicidade

 Confiamos a nossa opção pelo dízimo à Nossa Senhora do Rosário do Rocio, ela que, nas Bodas de Caná, com fina sensibilidade, notou a falta do vinho e nos ensinou a seguir as palavras de seu Filho: ”Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,35). 

Na alegria de sermos discípulos missionários de Jesus.

[Grupo RBJ de Comunicação] Bispos do Paraná pedem que prática do Dizimo seja implantada em todas as comunidades — ASSINATURAS BISPOS
ASSINATURAS BISPOS

Publicidade