Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de maio de 2024
Rádios

Beto Richa e Ministro da Integração Nacional em Francisco Beltrão

Geral

por redação

Publicidade

O governador Beto Richa conversou, ontem (15), por telefone, com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, sobre a situação do Paraná, atingido pelas fortes chuvas dos últimos dias e, particularmente, sobre o tornado que causou destruição no Sudoeste do Estado.

O ministro esteve em Curitiba nesta quinta-feira (16), para uma audiência com o governador, que lhe entregou um ofício pedindo o reconhecimento sumário da situação de emergência dos 47 municípios atingidos pelos temporais. Isso permitirá que o Estado ajude os municípios, fazendo que a assistência às famílias chegue o mais rápido possível, sem burocracia, estancando, ou até eliminando, o sofrimento de muitas comunidades afetadas.

Beto Richa também solicitará ao ministro ajuda financeira do Governo Federal para aquisição de telhas para as residências danificadas, de cestas básicas, de kits dormitório e de higiene e limpeza para serem entregues às pessoas afetadas.

VISITA AO SUDOESTE

Publicidade
Publicidade

Também nesta quinta-feira, o governador Beto Richa irá ao Sudoeste do Estado para acompanhar de perto o trabalho de ajuda às famílias de comunidades rurais de Francisco Beltrão, principalmente a do KM 8, atingido em cheio por tornado. Dezesseis famílias foram afetadas, 19 pessoas ficaram feridas e 12 casas foram destruídas.

RECONHECIMENTO

Para decretar situação de emergência, o município deve comprovar alguns índices, como número de pessoas atingidas, danos pessoas e materiais. Os danos causados em propriedades privadas devem ser superiores a 8,33% e, em órgãos públicos, de 2,77% da Receita Corrente Líquida anual do município.

Até agora, apenas Umuarama e Rondon já decretaram situação de emergência. Outros municípios preparam documentação sobre os danos.

Publicidade
Publicidade

“Por isso é importante o reconhecimento sumário por parte do Ministério. Só assim o Estado poderá enviar recursos para auxiliar os municípios, independente dos índices exigidos pela legislação”, explicou o chefe da Casa Militar e coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas.

Segundo Casitas, a Defesa Civil do Estado está acompanhando, orientando e fazendo o monitoramento dos municípios, com todo o efetivo das suas 15 regionais, além de todas as equipes das defesas civis municipais.

ATINGIDOS

De acordo com o boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, às 8h30 desta quinta-feira (16), as chuvas que atingem o Paraná desde a última sexta-feira afetaram 33.478 pessoas. Duzentas pessoas continuam desalojadas, 12 estão desabrigadas. Além disso, 4.031 casas foram danificadas e 18 destruídas, a maioria da área rural de Francisco Beltrão, no Sudoeste, atingido por um tornado. Trinta e cinco pessoas ficaram feridas e um morador de Araruna, no Centro-Oeste, morreu.

Publicidade
Publicidade
Publicidade