Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Beltronense expressa sua arte nos muros da cidade

Educação e Cultura

por Islan Roque

WhatsApp Image 2019-12-17 at 16.55.22 (2)
Publicidade

A jovem beltronense, Aline Krupkoski, de 33 anos, encontrou na arte da pintura uma forma de terapia para se expressar e sair da rotina estressante do dia-a-dia. Há dez anos, ela trabalha com arquitetura e há cerca de três anos começou a fazer aulas de pintura e admirar o muralismo.

[Grupo RBJ de Comunicação] Beltronense expressa sua arte nos muros da cidade — Aline e Sebastião, pintando o desenho no muro da loja.
Aline e Sebastião, pintando o desenho no muro da loja.

Quem passa pela Avenida Atílio Fontana, pode se encantar com o belo desenho que retrata o rosto de uma mulher negra, com a frase “Seja Luz”. A arte tem 10m x 3m e está exposta no muro da loja Real Móveis, no bairro Pinheirinho. Para concretizar esse trabalho, Aline teve a ajuda de Sebastião Telles, de 86 anos, e que há setenta anos trabalha como pintor comercial.

Durante entrevista a Rádio Onda Sul FM, Aline falou sobre o seu amor pela arte e disse que retratar mulheres tem um significado muito importante para ela. “A escolha do desenho foi muito natural, porque desde o início eu sempre retratei mulheres, eu sempre tentei misturar elas com flores porque isso tem um significado muito grande para mim, isso quer dizer que sempre é hora de florescer, sempre hora de mudar, a gente está sempre se adaptando e sobre a frase “Seja Luz”, ela é praticamente um mantra para mim, eu procuro pensar nela todos os dias. Ela quer dizer que você precisa ser luz, você precisa emanar coisas boas, ter respeito, solidariedade, empatia e fazer tudo que você quer que os outros façam com você. Eu acredito que a mudança tem que ocorrer de dentro pra fora, só assim a gente vai conseguir mudar o nosso entorno”.

[Grupo RBJ de Comunicação] Beltronense expressa sua arte nos muros da cidade — Aline Krupkoski e Sebastião Telles, após a conclusão do desenho.
Aline Krupkoski e Sebastião Telles, após a conclusão do desenho.

Segundo, Aline, a pintura foi a realização de um sonho e que ela se sente orgulhosa em poder contar com a ajuda de Sebastião na conclusão do trabalho e que também pretende manter a parceria em futuros trabalhos. “Quero ressaltar que isso foi a realização de um sonho para mim, e que esse foi o primeiro mural artístico de Seu Sebastião, em 70 anos de carreira e 86 de vida. Isso tem um peso muito grande e para mim foi extremamente importante a participação dele. Poder conviver com uma pessoa com uma bagagem tão grande é muito incrível, a gente tem que valorizar as pessoas enquanto elas estão aqui. A ideia é que ele me ajude em outros murais também”.

Publicidade
Publicidade

“A ideia é continuar colorindo a cidade, fazer outros muros, fazer com que a arte aproxime das pessoas através de uma intervenção urbana, que é a pintura e fazer com que o entorno fique mais agradável”. Finaliza, Aline.

Confira o áudio da entrevista na íntegra:

 

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade