Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Aumentos de casos de Covid-19 faz Pato Branco reforçar medidas preventivas e de fiscalização

Novo decreto proíbe circulação de pessoas das 22h às 5h e também limita público em estabelecimentos gastronômicos.

Saúde

por Romeu Junior

robson covid
Secretária de Saúde Lilian Brandalize e prefeito Robson Cantu na coletiva à imprensa. Foto: Assessoria
Publicidade

Com um aumento significativo de novos casos de infecção pela Covid-19 e aumento da busca por atendimentos, na manhã da sexta-feira (12), o Governo Municipal de Pato Branco, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, anunciou, durante coletiva para a imprensa, reforços nas medidas preventivas e na fiscalização de enfrentamento ao novo coronavírus.

“Eu vou ouvir a nossa equipe e tomar a decisão junto com eles, eu tenho que preservar vidas”, frisou o prefeito Robson Cantu durante o ato explicando que as medidas são baseadas em dados e analisadas diariamente por toda a equipe.

De acordo com os dados apresentados pela Vigilância Sanitária, entre os dias 29 de janeiro a 11 de fevereiro, houve um aumento significativo de 366,66% de casos positivos em Pato Branco. Somente entre 08 de fevereiro a 11 de fevereiro, foram 154 novos infectados.

Entre os reforços está a proibição da circulação de pessoas das 22h às 5h. Os bares e restaurantes seguem as medidas da portaria 09/2020 da Secretaria Municipal de Saúde, onde clientes devem permanecer todos sentados e mesas, bancos ou cadeiras não podem estar nas calçadas para evitar aglomerações.  A lotação máxima é de 50% da capacidade do estabelecimento e o fechamento deve ser às 22h.

Publicidade
Publicidade

Ainda há a restrição de consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas e lotes baldios. O acesso a supermercados fica limitado a apenas uma pessoa por família e crianças de zero a 12 anos ficam proibidas de circular em supermercados e estabelecimentos comerciais de qualquer natureza.

No transporte coletivo, haverá reforço na fiscalização. O retorno das
aulas está sendo analisado pelas equipes da Secretaria de Educação e Saúde. As medidas estão previstas no decreto número 8.854, de 12 de fevereiro de 2021, onde prevê, também, que o descumprimento das medidas acarretará  na responsabilização civil e criminal dos infratores e aplicação de penalidades. O decreto pode ser acessado pelo link:
http://patobranco.pr.gov.br/wp-content/uploads/2021/02/DECRETO-No-8-854-DE-12-DE-FEVEREIRO-DE-2021-COVID-Funcionamento-V2-2.pdf

[Grupo RBJ de Comunicação] Aumentos de casos de Covid-19 faz Pato Branco reforçar medidas preventivas e de fiscalização — Gráfico da evolução da COVID-19 em Pato Branco. Fonte: Assessoria
Gráfico da evolução da COVID-19 em Pato Branco. Fonte: Assessoria

 

Publicidade